Uma das características marcantes dos primeiros episódios de “Os Simpsons” é a animação um tanto improvisada. A primeira temporada foi uma melhoria em relação aos curtas animados que eram exibidos durante os intervalos comerciais do programa “The Tracey Ullman Show”, na década de 1980, mas ainda era bastante diferente da qualidade atual da série. Por outro lado, “Futurama”, que estreou quase 25 anos atrás, já apresentava uma animação relativamente limpa. O segundo grande projeto de Matt Groening utilizou um estilo que combinava 2D e 3D, o que ajudou a destacar a estética de “Futurama” em relação a “Os Simpsons”.
As primeiras ideias de design dos personagens de “Futurama” diferem bastante do que o público acabou vendo na tela. Por exemplo, um dos primeiros desenhos de Bender mostrava o robô com três antenas, luvas e as roupas de Bart Simpson. Além disso, certos elementos do episódio piloto foram descartados ao longo do desenvolvimento da série, mostrando que, mesmo com uma animação de qualidade, “Futurama” estava ainda se ajustando visualmente quando estreou em 1999.
Originalmente, os cidadãos de Nova Nova York tinham um design que não passou do episódio piloto. No livro “The Art of Futurama”, o diretor Rich Moore compartilha como esse visual foi concebido. Ele menciona que uma ideia de Matt Groening envolvia as pessoas usando mangas transparentes com barras de censura, mas esse conceito foi utilizado apenas no piloto. Segundo Moore, “Esses foram alguns dos mais antigos designs originais que fizemos para o show, voltando ao piloto. Matt tinha a ideia de que as pessoas andassem em mangas corporais transparentes com barras de censura, mas acho que isso só aparece no piloto. Estávamos ainda tentando descobrir a estética do futuro.”
Esses designs podem ser vistos no episódio piloto de “Futurama”, intitulado “Space Pilot 3000”. Quando Fry explora as ruas de Nova Nova York após acordar no futuro, ele nota dois cidadãos usando as mangas corporais transparentes. Esses elementos, no entanto, nunca foram utilizados novamente, demonstrando que o estilo de “Futurama” estava em constante evolução.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!