Pular para o conteúdo

México inscreve ‘Sujo’ como candidato ao Oscar Internacional

México inscreve 'Sujo' como candidato ao Oscar Internacional
Avalie este artigo

O filme “Sujo” foi selecionado para representar o México na corrida do Oscar 2025 na categoria de Melhor Longa Metragem Internacional. Este drama, dirigido por Astrid Rondero e Fernanda Valadez, conquistou o Prêmio do Júri do Festival de Cinema de Sundance, onde também teve sua estreia mundial, logo no início deste ano.

A trama de “Sujo” acompanha a vida de um jovem chamado Sujo, filho de um traficante de um pequeno vilarejo, que sobrevive à morte de seu pai assassinado. Após a tragédia, ele é acolhido por sua tia e cresce em uma área rural marcada por dificuldades, pobreza e o constante perigo ligado à sua identidade. Durante sua adolescência, Sujo começa a se rebelar e se envolve com o cartel local. À medida que se torna um adulto, ele tenta escapar do legado de violência que o persegue, mas acaba enfrentando seu destino inevitável.

O elenco conta com Yadira Pérez, Alexis Varela, Sandra Lorenzano, Jairo Hernández e Kevin Aguilar. Os produtores do filme incluem Rondero, Valadez, Diana Casarreal, Jewerl Keats Ross, Virginie Devesa, Jean-Baptiste Bailly-Maitre e Nicolas Celis. O filme está atualmente em exibição em festivais e chegará aos cinemas norte-americanos em 29 de novembro.

“Sujo” é o segundo longa-metragem co-dirigido por Rondero e Valadez, que já haviam alcançado reconhecimento em 2020 com “Identifying Features”. O México tem um histórico de desempenhos notáveis na categoria de Melhor Filme Internacional e frequentemente se destaca nas indicações. O prazo para submissões na categoria para os Oscars 2025 é 2 de outubro, e a lista dos semifinalistas será divulgada em 17 de dezembro. As indicações para a 97ª edição do Oscar serão anunciadas em 17 de janeiro de 2025.

Leia Agora  Novos Mistérios e Emoções: Quando Volta A Série The Way Home?

Assista a um clipe de “Sujo” [aqui](https://deadline.com/video/sujo-clip-sundance-astrid-rondero-fernanda-valdez/).