O filme “September 5”, dirigido pelo suíço Tim Fehlbaum, fez sua estreia no Festival de Cinema de Veneza. A obra explora o trágico massacre de atletas israelenses durante os Jogos Olímpicos de Munique, ocorrido em 1972, envolvendo a cobertura ao vivo desse evento pela ABC Sports, liderada pelo então chefe Roone Arledge, e pela transmissão impactante de Jim McKay, que anunciou a morte dos atletas com as dramáticas palavras: “Eles estão todos mortos”.
**Principais Aspectos do Filme:**
1. **Cobertura Histórica:** O longa-metragem retrata como a ABC Sports rapidamente alterou sua programação de esportes para noticiar a crise, destacando a ética e as discussões morais em torno da cobertura ao vivo de tragédias. Um dos momentos decisivos do filme é a luta entre os executivos da ABC para decidir se deveriam ou não transmitir imagens ao vivo do que estava acontecendo.
2. **Foco em Jim McKay:** O filme centra-se na maneira como McKay, interpretado por atores como Peter Sarsgaard, capturou a gravidade da situação. A sensação de empatia e profissionalismo mostrada por ele durante a cobertura foi considerada por Fehlbaum como elemento essencial para a narrativa.
3. **Elenco e Personagens:** Além de Sarsgaard, o filme conta com John Magaro, que interpreta Geoffrey Mason, um produtor da ABC, e Leonie Benesch, que dá vida a Marianne, uma intérprete que representa a geração alemã pós-guerra. O elenco é descrito como tendo importância significativa, com cada personagem contribuindo para o desenvolvimento da história.
4. **Abordagem do Direção:** Tim Fehlbaum, conhecido por seus trabalhos em filmes de ficção científica, traz um olhar único sobre um assunto tão sensível, utilizando sua experiência em cinema e sua familiaridade com o local para contar a história. Ele buscou uma narrativa que mesclasse a perspectiva dos profissionais da mídia na cobertura de eventos que escapavam de sua área de especialização.
5. **Impacto Mediático:** O filme reflete sobre o papel que a mídia desempenhou na formação da narrativa em torno do evento, destacando como os jornalistas são muitas vezes forçados a interferir na história que estão cobrindo. A obra explora as consequências éticas e morais da cobertura ao vivo de crises.
6. **A Questão do Sensacionalismo:** Em diálogos entre personagens, temas como o sensacionalismo na cobertura de notícias e a luta por uma representação ética emergem como pontos centrais da trama, levando o público a refletir sobre as linhas entre relatar e explorar tragédias.
“September 5” é, portanto, uma análise profunda e reflexiva sobre um dos capítulos mais sombrios da história dos Jogos Olímpicos, abordando não apenas a tragédia em si, mas também as complexidades morais envolvidas na cobertura jornalística de eventos que definem gerações. A expectativa é que o filme ganhe ainda mais atenção após sua estreia e que suas questões relevantes provoquem discussões sobre a ética na mídia contemporânea.
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