Pular para o conteúdo

Kimmel aponta falhas no plano econômico de Trump

Kimmel aponta falhas no plano econômico de Trump
Avalie este artigo

Jimmy Kimmel abordou em seu programa, no dia 26 de novembro de 2024, o plano de Donald Trump de aumentar as tarifas sobre todos os produtos que entram nos Estados Unidos provenientes do Canadá, México e China. Kimmel destacou um grande problema na proposta do ex-presidente, que inclui uma taxa de 25% sobre produtos vindos de México e Canadá, além de uma tarifa adicional de 10% para produtos da China.

O comediante fez uma piada a respeito, afirmando que, se alguém quiser comprar uma gravata da coleção Donald J. Trump, é melhor fazê-lo imediatamente, pois o preço poderá aumentar em 10% rapidamente. Ele ironizou que “alguns dizem que essa é a ideia mais estúpida que ele teve desde Don Jr.”.

Kimmel também explicou que os países em questão, como China, México e Canadá, não pagam essas tarifas diretamente; na verdade, são as empresas americanas que importam os produtos que arcam com os custos, repassando esses gastos aos consumidores. Como resultado, ele mencionou que isso poderia elevar ainda mais a inflação, levando a cenários como a imposição de um preço elevado em itens básicos, como abacates que poderiam chegar a 40 dólares.

Aumentando a crítica, Kimmel comentou que a elevação das tarifas afetará também a economia dos países vizinhos, enfatizando que o México produz uma variedade de produtos, incluindo automóveis, tequila e até mesmo o que ele considerou como “os melhores assistentes de late-night do mundo”, referindo-se a seu longínquo colaborador, Guillermo Rodriguez.

Ele brincou também sobre a reação do Canadá, perguntando “o que foi que fizemos?”, sugerindo que talvez fosse por causa do cantor Drake. Para finalizar, Kimmel fez a observação irônica que “quem poderia imaginar que o vendedor de carne por correspondência que declarou falência seis vezes seria tão ruim com dinheiro?”.

Leia Agora  Destiny 2: Novas aventuras à vista para 2025

Além disso, ele se adiantou para o Dia de Ação de Graças, mencionando um estudo que revelou que eleitores de Trump têm mais chances de trazer à tona a eleição do que os apoiadores da vice-presidente Kamala Harris durante o jantar de Ação de Graças. Kimmel concluiu com uma piada, sugerindo que esse pode ser um bom momento para a pessoa “contraírem a COVID que você desejou o ano todo”.