Pular para o conteúdo

Karla Sofía Gascón faz história como a primeira atriz trans indicada ao Oscar

Karla Sofía Gascón faz história como a primeira atriz trans indicada ao Oscar
Avalie este artigo

Karla Sofía Gascón, a protagonista de “Emilia Pérez”, fez história ao se tornar a primeira atriz trans a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Seu desempenho no filme, que é uma mistura de musical e comédia criminal, a levou a ser reconhecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. “Emilia Pérez” se destacou durante a temporada de premiações, acumulando um total de 13 indicações, a maior de todos os filmes nesta rodada. Além de Melhor Atriz, o longa recebeu nomeações em categorias como Melhor Atriz Coadjuvante para Zoe Saldaña, Direção, Roteiro Adaptado, Filme Internacional, além de várias outras em aspectos técnicos e musicais.

A trajetória de Gascón se torna ainda mais impressionante ao levar em conta que ela não está sozinha nesse feito. Angela Morley foi a primeira pessoa trans a ser reconhecida pela Academia, recebendo indicações em 1974 e 1978. Outros artistas como Anohni também foram indicados pelo seu trabalho, assim como Yance Ford, o primeiro homem trans indicado ao Oscar em 2017. Gascón também fez história ao ser a primeira atriz trans a ganhar um prêmio em festivais importantes como Cannes e a receber uma indicação ao Globo de Ouro.

“Emilia Pérez”, dirigido por Jacques Audiard, segue a história de um ex-líder de cartel mexicano que se transforma na mulher que sempre sonhou ser. Mesmo enfrentando críticas ao longo do seu percurso, Gascón defendeu o filme e sua mensagem, dizendo que alguns dos comentários negativos representam uma resistência à diferença: “Quando algo tem um grande impacto e é apreciado por muitos, outros o odeiam apenas por existir”.

A concorrência no Oscar deste ano é acirrada, com Gascón competindo contra nomes como Cynthia Erivo por “Wicked”, Mikey Madison por “Anora”, Demi Moore por “The Substance” e Fernanda Torres por “I’m Still Here”. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 2 de março de 2025.

Leia Agora  A Mente Sombriamente Brilhante de Patrick Bateman

Em síntese, a indicação de Gascón não é apenas um marco pessoal, mas também um passo significativo para a representação de artistas trans na indústria do cinema. “Emilia Pérez” se destaca não só pela sua narrativa ousada, mas também pela coragem de seus intérpretes.

Marcações: