Karla Sofía Gascón, a protagonista de “Emilia Pérez”, fez história ao se tornar a primeira atriz trans a receber uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz. Seu desempenho no filme, que é uma mistura de musical e comédia criminal, a levou a ser reconhecida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. “Emilia Pérez” se destacou durante a temporada de premiações, acumulando um total de 13 indicações, a maior de todos os filmes nesta rodada. Além de Melhor Atriz, o longa recebeu nomeações em categorias como Melhor Atriz Coadjuvante para Zoe Saldaña, Direção, Roteiro Adaptado, Filme Internacional, além de várias outras em aspectos técnicos e musicais.
A trajetória de Gascón se torna ainda mais impressionante ao levar em conta que ela não está sozinha nesse feito. Angela Morley foi a primeira pessoa trans a ser reconhecida pela Academia, recebendo indicações em 1974 e 1978. Outros artistas como Anohni também foram indicados pelo seu trabalho, assim como Yance Ford, o primeiro homem trans indicado ao Oscar em 2017. Gascón também fez história ao ser a primeira atriz trans a ganhar um prêmio em festivais importantes como Cannes e a receber uma indicação ao Globo de Ouro.
“Emilia Pérez”, dirigido por Jacques Audiard, segue a história de um ex-líder de cartel mexicano que se transforma na mulher que sempre sonhou ser. Mesmo enfrentando críticas ao longo do seu percurso, Gascón defendeu o filme e sua mensagem, dizendo que alguns dos comentários negativos representam uma resistência à diferença: “Quando algo tem um grande impacto e é apreciado por muitos, outros o odeiam apenas por existir”.
A concorrência no Oscar deste ano é acirrada, com Gascón competindo contra nomes como Cynthia Erivo por “Wicked”, Mikey Madison por “Anora”, Demi Moore por “The Substance” e Fernanda Torres por “I’m Still Here”. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 2 de março de 2025.
Em síntese, a indicação de Gascón não é apenas um marco pessoal, mas também um passo significativo para a representação de artistas trans na indústria do cinema. “Emilia Pérez” se destaca não só pela sua narrativa ousada, mas também pela coragem de seus intérpretes.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!