A Jordânia selecionou o documentário “My Sweet Land”, dirigido por Sareen Hairabedian, para representar o país na categoria de Melhor Filme Internacional do 97º Oscar. O filme narra a história de Vrej, um menino de 11 anos que sonha em se tornar dentista em sua vila em Artsakh, na região de Nagorno-Karabakh, marcada por um longo e violento conflito entre Azerbaijão e Armênia desde a década de 1980.
Com a eclosão de novos conflitos, Vrej e sua família são forçados a fugir, retornando posteriormente a uma terra devastada após a derrota de seu povo. O documentário explora como Vrej lida com as realidades brutais que enfrenta e como o peso de suas esperanças e traumas se acumula à medida que busca um futuro melhor.
Este é o primeiro longa-metragem da diretora jordano-armênia, que já havia sido premiada anteriormente com seu documentário de 40 minutos “We Are Not Done Yet”, exibido na HBO. “My Sweet Land” estreou no Sheffield DocFest e foi exibido em diversos festivais, incluindo o Festival Internacional de Cinema de Amã, onde recebeu o Prêmio do Júri de Melhor Documentário Longa-metragem e o Prêmio FIPRESCI de Melhor Documentário Árabe.
O filme é produzido por Azza Hourani, que possui 15 anos de experiência na área, com trabalhos em produções aclamadas como “Holy Spider” e “Inshallah A Boy”, que também foi uma indicação da Jordânia para o Oscar em 2023. O projeto conta com uma equipe de co-produtores e executivos bem reconhecidos na indústria, com a seleção feita por um comitê da Comissão Real de Cinema da Jordânia.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!