O Royal National Institute of Blind People (RNIB) lançou uma nova iniciativa voltada para o setor de jogos, denominada Design for Every Gamer Player Panel. Este painel de testes reúne jogadores com deficiência visual, desenvolvedores de games e pesquisadores, promovendo um espaço onde podem ser discutidas e testadas melhorias na acessibilidade dos jogos.
Juntamente com essa iniciativa, o RNIB apresentou o Devkit: Melhor Prática em Jogos Acessíveis 2024. Este kit fornece orientações detalhadas para que os desenvolvedores possam implementar recursos de acessibilidade em seus projetos. Entre as características recomendadas estão narração de menu, modos de alto contraste, interface de usuário escalável e feedback tátil. O objetivo é garantir que os jogos possam ser jogados de maneira fluida por usuários com perda de visão.
Uma das inovações que vem com essa abordagem é o Spectrum Shift, um jogo baseado em navegador que faz parte do Gaming DevKit. Desenvolvido em parceria com T&PM e HEX, este jogo demonstra na prática as funcionalidades de acessibilidade propostas. “O jogo mostra como recursos como dicas de áudio, feedback tátil, interfaces escaláveis e visuais de alto contraste eliminam barreiras para gamers com deficiência visual”, explica o RNIB.
A iniciativa RNIB também serve como um apelo à indústria de jogos para que comece a implementar mudanças significativas na forma como a acessibilidade é tratada, permitindo que todos os jogadores, independentemente de suas limitações visuais, possam ter uma experiência de jogo inclusiva e satisfatória.
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