Pular para o conteúdo

Inteligência Artificial e Inovações que Transformam o YouTube

Inteligência Artificial e Inovações que Transformam o YouTube
Avalie este artigo

No evento “Made on YouTube”, realizado em Nova York, o CEO da plataforma, Neal Mohan, apresentou novas ferramentas para criadores de conteúdo e fez questão de ressaltar a importância da segurança, especialmente no que diz respeito às ferramentas de inteligência artificial. Ele destacou que, devido à natureza única da YouTube, a empresa adota uma abordagem cautelosa ao implementar novas tecnologias.

Mohan afirmou que, ao invés de liberar tecnologias sem avaliar os riscos, a YouTube se concentra em entender como cada ferramenta pode ser utilizada de maneira responsável. Sobre o uso da inteligência artificial, ele comentou: “Isso realmente representa o que o nome diz. É uma ferramenta. Trata-se de simplificar o processo criativo.”

Em uma conversa posterior com os repórteres, os executivos da YouTube foram questionados sobre como as ferramentas de IA responderiam a solicitações como “Kamala Harris”, especialmente considerando a proximidade das eleições e as preocupações com possíveis desinformações. A Diretora de Negócios, Mary Ellen Coe, afirmou que todo conteúdo criado com as ferramentas está sujeito às diretrizes da comunidade da plataforma, e que materiais gerados artificialmente seriam identificados como tal.

O vice-presidente de gerenciamento de produtos, Amjad Hanif, explicou que a tecnologia é projetada para realizar verificações de similaridade, garantindo que não sejam criadas versões de conteúdos já existentes. Ele acrescentou que a responsabilidade recai sobre os criadores para usar a ferramenta de maneira ética e cuidadosa.

Durante o evento, também foi comentada a iniciativa da YouTube de buscar reconhecimento para seus criadores na forma de indicações ao Emmy. Coe acredita que a qualidade do conteúdo independente produzido na plataforma é comparável ao cinema e à TV tradicionais. “Acredito que esse conteúdo todo será reconhecido. Os fãs adoram, e as comissões terão que lidar com isso”, disse.

Leia Agora  Brian Tee será protagonista da série Get Jiro! em animação

A recente parceria de Pat McAfee com a ESPN foi citada como um exemplo de como o conteúdo criado na YouTube deve ser visto de maneira equivalente ao conteúdo tradicional. Coe ressaltou: “Apoiamo o acordo dele com a ESPN. É um reconhecimento do talento que esses criadores independentes possuem.”

Além disso, durante o evento, a YouTube anunciou que atualizará seu aplicativo para organizar os canais por temporadas e episódios, o que, segundo os executivos, deve favorecer a visibilidade dos criadores em busca de reconhecimento. Hanif fez questão de destacar que a intenção é continuar promovendo novos criadores, independentemente de estarem prontos para compitar com conteúdo de alto nível.

Essas iniciativas destacam como a YouTube está se adaptando às mudanças do setor e reconhecendo a evolução do conteúdo digital, simultaneamente cuidando da integridade e inovação diante das novas tecnologias.
.

Marcações: