Pular para o conteúdo

Gladiador 2 Repete Erros Históricos do Filme Original

Gladiador 2 Repete Erros Históricos do Filme Original
Avalie este artigo

“Gladiator 2” está se aproximando do seu lançamento, marcado para 22 de novembro de 2024, e já começa a gerar discussão sobre suas possíveis inabilidades históricas. A continuação do aclamado “Gladiador”, exibido em 2000, é dirigida novamente por Ridley Scott e promete trazer um enredo repleto de ação e drama.

Um dos principais pontos de crítica que emergiu até agora é a repetição de um erro histórico do filme original. No filme, a tão expressiva cena do “polegar para cima” ou “polegar para baixo” é emblemática. Na narrativa, Maximus (Russell Crowe) conquista o público romano, fazendo com que Commodus (Joaquin Phoenix) tenha que decidir entre salvar ou condenar sua vida com seu gesto de polegar. O sinal de “polegar para baixo” é interpretado como um sinal de morte para o gladiador.

Na sequência, que se passa mais de duas décadas após o original, os personagens de Joseph Quinn e Fred Hechinger, os imperadores Geta e Caracalla, mostram novamente essa simbologia polêmica. Os trailers do filme revelam Geta fazendo o gesto de “polegar para baixo”, o que indicaria um desejo de executar um gladiador. Isso levanta questionamentos sobre a precisão histórica, especialmente porque o sinal apropriado para a morte em lutas de gladiadores na vida real era um punho fechado, e não um gesto de polegar.

Ridley Scott, por sua vez, tem um histórico de desconsiderar críticas referentes à precisão histórica, tendo declarado em outras ocasiões que a arte deve prevalecer sobre a exposição fiel dos fatos. Isso levanta um interessante debate sobre o que os cineastas optam por incluir ou alterar em suas obras para atender ao público contemporâneo.

Leia Agora  Possibilidades de Renovação da Série From Para a Quarta Temporada

Além disso, “Gladiador 2” já está sendo considerado uma das grandes estreias de 2024 e marca o retorno de personagens amados, além de novas adições ao elenco, incluindo Paul Mescal e Denzel Washington. A produção culminou após anos em desenvolvimento, impulsionada por um roteiro elaborado por David Scarpa.

Diante dessa promessa de entretenimento e das críticas direcionadas às suas inverdades históricas, “Gladiador 2” parece estar se preparando para conquistar tanto os fãs da original quanto um novo público.

Marcações: