A recente ação contra o site Fmovies, uma operação de streaming baseada em Hanói, marca um importante feito na luta contra a pirataria. Considerada a maior rede de pirataria do mundo, o Fmovies foi encerrado em uma operação conjunta da Aliança pela Criatividade e Entretenimento (ACE) e autoridades vietnamitas. O chairman da Motion Picture Association (MPA) e da ACE, Charles Rivkin, descreveu a interrupção do Fmovies como “a maior desarticulação da história e uma grande vitória para os detentores de direitos de propriedade intelectual”.
Entre janeiro de 2023 e junho de 2024, o Fmovies e seus sites associados receberam mais de 6,7 bilhões de visitas, oferecendo filmes e programas de TV recentemente lançados, com links de streaming de fácil acesso. O Fmovies iniciou suas atividades em 2016, mas a desativação do site levou tempo devido à complexidade crescente das investigações por conta das táticas usadas para disfarçar a identidade dos operadores.
Até agora, nenhuma acusação formal foi apresentada, mas esta é a primeira vez que um caso dessa magnitude é processado sob o código penal vietnamita. Rivkin destacou que a operação exterminou uma rede global de pirataria, levando muito mais longe do que apenas fechar algumas frentes.
Em um contexto mais amplo, a MPA informou que, antes do encerramento do Fmovies, os cinco principais sites de pirataria em inglês eram todos vietnamitas. O embaixador dos EUA no Vietnã, Marc E. Knapper, elogiou as ações de resposta, afirmando que essas ações demonstram o compromisso do Vietnã em fazer cumprir os direitos de propriedade intelectual.
A guerra contra a pirataria continua a ser uma batalha constante. Rivkin mencionou que, desde que ele se juntou à MPA em 2017, o número de serviços de IPTV piratas na América do Norte caiu de 1.444 para apenas 220 neste ano, sugerindo que, apesar dos desafios, a luta está avançando e os esforços estão obtendo resultados.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!