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Filme de Gus Van Sant inspirado em jogos da série Tomb Raider.

Filme de Gus Van Sant inspirado em jogos da série Tomb Raider.
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O filme de Gus Van Sant, “Gerry”, foi inspirado nos jogos da franquia Tomb Raider.

O que faz um filme ser considerado um “filme de gamer”? Seria um filme que foi diretamente adaptado de um jogo de vídeo? Ou um filme que se passa no mundo dos jogos? Ou talvez seja o suficiente ter uma estrutura de história em forma de missão, inspirada nas narrativas tradicionais dos videogames. “Gerry”, o primeiro filme da chamada “Trilogia da Morte” de Van Sant, é nenhum desses filmes. Embora conte com um elenco de renome, composto por Matt Damon e Casey Affleck, é um filme experimental audacioso, que se desenrola em longas e lentas tomadas, enquanto seus dois atores, interpretando excursionistas perdidos, vagam pelo deserto. Apesar disso, “Gerry” consegue ser um filme muito voltado para os gamers, talvez o filme de arte definitivo para quem gosta de jogos.

Primeiramente, o filme conta com o melhor monólogo sobre videogames no cinema. Além disso, o diretor Van Sant admitiu que o estilo do filme foi influenciado pelos jogos da franquia Tomb Raider, que ele estava jogando na época. Essa declaração pode parecer estranha, mas uma vez que você percebe a influência, não consegue mais deixar de vê-la.

“Gerry” foi lançado em 2002 e faz parte de uma trilogia composta por “Elephant” (2003) e “Últimos Dias” (2005), todos inspirados de forma solta em mortes reais. No entanto, ao contrário dos demais filmes da trilogia, “Gerry” apresenta uma conexão indireta com o mundo dos games. Van Sant utilizou a estética dos jogos da franquia Tomb Raider para criar uma atmosfera única e imersiva.

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Enquanto jogava Tomb Raider, Van Sant percebeu a grandiosidade e a vastidão dos ambientes apresentados no jogo. Ele ficou fascinado com a sensação de solidão e contemplação que os jogadores experimentam ao explorar os cenários virtuais. Essa sensação é traduzida para a tela em “Gerry”, onde os personagens principais vagam em um deserto vasto e aberto, criando uma atmosfera de isolamento e introspecção.

Além disso, a estrutura da narrativa em “Gerry” se assemelha à de um jogo de aventura. Os personagens enfrentam desafios, resolvem enigmas e exploram o ambiente ao seu redor. O filme é conduzido principalmente por longas cenas sem cortes, que permitem ao espectador mergulhar na experiência dos protagonistas. Essa abordagem cinematográfica única reflete a imersão que os jogadores encontram ao jogar um videogame.

É interessante notar como um filme tão experimental e artístico pode ser apreciado pelos gamers. “Gerry” desafia as convenções narrativas tradicionais e encontra inspiração em outra forma de mídia: os videogames. A influência da franquia Tomb Raider é evidente, e o filme consegue transmitir uma sensação de aventura, exploração e solidão característica dos jogos.

No final das contas, “Gerry” é uma prova de que os filmes de gamers não precisam ser apenas adaptações diretas de jogos ou ambientados no mundo dos games. Eles podem ser obras de arte experimentais, inspiradas nas narrativas e estéticas dos jogos. Para os fãs de Tomb Raider e para os amantes de jogos em geral, “Gerry” se torna um filme que vale a pena conferir, oferecendo uma experiência cinematográfica única e imersiva.