O Festival de Cinema de Londres deste ano apresentará um total de onze filmes competindo na categoria oficial, incluindo “April”, do cineasta georgiano Dea Kulumbegashvili, e “Bring Them Down”, estrelado por Barry Keoghan e Christopher Abbot. O festival ocorrerá entre os dias 9 e 20 de outubro de 2024, e todas as projeções acontecerão no BFI Southbank.
Os filmes selecionados de 2024 representam treze países diferentes. O prêmio de Melhor Filme do festival, que foi inaugurado em 2009, já foi concedido a produções como “Evil Does Not Exist”, de Ryusuke Hamaguchi, em 2023, e “Corsage”, de Marie Kreutzer, em 2022.
### Destaques da Competição Oficial
1. **April (França-Geórgia-Itália)** – Dirigido e escrito por Dea Kulumbegashvili, este filme aborda a vida de uma ginecologista chamada Nina. Após a morte de um recém-nascido durante um parto difícil, Nina enfrenta acusações e pressão, mas continua a exercer seu trabalho, mesmo enfrentando riscos. Produzido por Luca Guadagnino, o filme é descrito como um drama visualmente impressionante.
2. **Bring Them Down (Irlanda-Reino Unido-Bélgica)** – Estreia do cineasta Christopher Andrews, o filme conta a história de duas famílias de agricultores em conflito na Irlanda rural. Michael, devido à saúde deteriorada de seu pai, assume mais responsabilidades na fazenda, levando a um confronto histórico com uma família rival de pastores.
3. **The Extraordinary Miss Flower (Reino Unido)** – Os diretores Jane Pollard e Iain Forsyth exploram a vida de Geraldine Flower após sua morte, revelando cartas românticas que sugerem uma vida secreta cheia de aventura e espionagem.
4. **Four Mothers (Irlanda-Reino Unido)** – Uma comédia dramática de Darren Thornton que segue Edward, um jovem escritor que tenta equilibrar sua carreira enquanto cuida de quatro mães idosas.
5. **Living in Two Worlds (Japão)** – O filme de Mipo O segue Dai, um filho de pais surdos, que se movimenta entre os mundos do som e do silêncio enquanto busca independência.
6. **Memoir of a Snail (Austrália)** – Direção de Adam Elliot, o filme utiliza a animação em stop-motion para contar a história de gêmeos separados na Austrália dos anos 70.
7. **On Becoming a Guinea Fowl (Zâmbia-Reino Unido-Irlanda)** – Rungano Nyoni apresenta uma narrativa sobre tradição e abuso familiar, onde Shula enfrenta os fantasmas de seu passado.
8. **Thank You for Banking with Us (Estado da Palestina-Alemanha)** – Laila Abbas conta a história de duas irmãs lutando contra a injustiça do sistema patriarcal para garantir sua herança.
9. **Under the Volcano (Polônia)** – Um retrato de uma família ucraniana que se vê forçada a se tornar refugiada devido à guerra.
10. **Vermiglio (Itália-França-Bélgica)** – Maura Delpero cria uma história de uma família dilacerada durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial, revelando emoções complexas.
11. **The Wolves Always Come at Night (Austrália-Mongolia-Alemanha)** – Um documentário híbrido de Gabrielle Brady que explora a vida de uma família em uma Mongólia rural, abordando as mudanças climáticas e seu impacto nas tradições.
Kristy Matheson, diretora do Festival de Cinema de Londres, comentou: “Temos uma seleção excepcional para o público e consideração do nosso júri, com muitos cineastas do Reino Unido representados ao lado de films de todo o mundo.”
O festival promete ser uma celebração rica em diversidade cinematográfica, destacando temas universais e experiências de diferentes culturas.

Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!