O PlayStation 5 Pro tem gerado expectativas em relação ao desempenho dos jogos, especialmente com a promessa de compatibilidade total com a biblioteca já existente de títulos do PS5. De acordo com a Sony, o novo console oferece um aumento de 45% no desempenho da GPU, o que teoricamente possibilitaria uma experiência significativamente melhorada em jogos que não atingem suas metas de taxa de quadros. Um título que se destaca por sua performance decepcionante é “Elden Ring”, da FromSoftware. A questão que fica é: o PS5 Pro consegue corrigir os erros técnicos do jogo? A resposta, no entanto, é que não chega a ser uma solução completa.
### Modos de Qualidade em “Elden Ring”
1. **Modo de Qualidade**: Nesse modo, o jogo visa uma resolução nativa de 4K.
2. **Modo de Performance**: Este modo busca 60 quadros por segundo (fps) utilizando uma escala de resolução dinâmica que varia entre 1512p e 4K nativo. Algumas configurações de qualidade também podem ser ajustadas dinamicamente.
3. **Modo Ray Tracing**: Para usar este modo, é necessário ter o Modo de Qualidade ativado, porém a resolução é reduzida para 1620p, resultando em uma implementação não muito otimizada de ray tracing para sombras e oclusão ambiental.
### Desempenho Real do PS5 Pro
Ao testar o “Game Boost” do PS5 Pro, a tentativa começou com o Modo de Qualidade. Idealmente, espera-se que o Pro bloqueie a 60 fps, mas a performance variou entre 30% e 35% de melhoria em relação à versão padrão. Embora muito do jogo funcione perto de 60 fps, a taxa é inconsistente, frequentemente oscilando para os 50 fps e, em cenas mais desafiadoras, chegando a cair para os 40 fps. Essa flutuação impacta a experiência, especialmente considerando que o suporte à VRR do PS5 para 60Hz falha abaixo de 48 fps, o que pode causar uma sensação de solavanco durante o jogo.
Quando o Modo de Qualidade apresentava dificuldades em manter a taxa de quadros, o Modo de Performance, que utiliza a escala de resolução dinâmica, mostrou um desempenho razoavelmente melhor. Apesar de não oferecer 60 fps consistentemente, a taxa de quadros variava dentro da janela aceitável da VRR.
### Ray Tracing no PS5 Pro
Já o Modo de Ray Tracing é conhecido por sua fraca performance na versão padrão do PS5 e mesmo com o aumento de desempenho do Pro, ele ainda não se aproximaria de 60 fps. Os resultados foram variados: às vezes melhor no PS5 Pro, em outras, sem diferença significativa. Isso sugere que o modo pode estar mais sujeito a limitações do CPU em comparação ao GPU.
### Considerações Finais
A questão permanece se o Game Boost realmente utiliza todo o potencial extra do PS5 Pro. Em comparação com o RX 6800 em condições similares, o desempenho do Pro não foi homogêneo. Apesar de o PS5 Pro ter mostrado melhorias em jogos que se beneficiam de altas taxas de quadros e suporte a 120Hz, ainda há espaço para otimizações, e os jogadores continuam esperando por uma atualização que realmente melhore a experiência em “Elden Ring”.
A partir desta análise, fica claro que, embora o PS5 Pro traga melhorias, “Elden Ring” ainda não é capaz de rodar consistentemente a 60 fps, e os usuários devem estar cientes das flutuações de performance durante a jogatina.
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