Pular para o conteúdo

Disney e Lucasfilm processados por uso de imagem de Peter Cushing

Disney e Lucasfilm processados por uso de imagem de Peter Cushing
Avalie este artigo

Disney e Lucasfilm enfrentam uma nova ação judicial em relação ao uso da imagem do falecido ator Peter Cushing em “Rogue One: A Star Wars Story”, lançado em 2016. A empresa de cinema baseada em Londres, Tyburn Film Productions, obteve uma decisão judicial que permite que a ação seja processada, alegando que possui direitos sobre a recriação da imagem de Cushing, conforme um acordo firmado em 1994.

Esse contrato supostamente concede à Tyburn o direito de veto sobre a utilização da imagem de Cushing por meio de efeitos especiais. No filme “Rogue One”, a imagem de Cushing foi recriada usando CGI, o que deu vida ao personagem Grand Moff Tarkin, interpretado originalmente por ele em “Star Wars: A New Hope” (1977).

O advogado da Tyburn afirma que o contrato foi feito em decorrência de um projeto frustrado de um filme para a TV, e a ação judicial alega que a Lucasfilm e a Lunak Heavy Industries, uma produtora da trilogia original de Star Wars, se beneficiaram de maneira injusta ao usar a imagem de Cushing sem a devida autorização. No entanto, Lucasfilm e Lunak argumentam que a utilização da imagem foi legal e que detêm os direitos sobre a representação de Cushing como Tarkin, já que possuem os direitos do filme original de Star Wars.

Anteriormente, em dezembro do ano passado, Lucasfilm e Lunak tentaram conseguir a rejeição do caso, mas a tentativa foi negada. O juiz, Tom Mitcheson KC, observou que nenhum dos lados possui um caso especialmente forte, indicando que o processo será levado a julgamento.

A questão da utilização da imagem de celebridades suscita debates desde que o cinema se tornou uma forma predominante de entretenimento. Na era atual, com o avanço da tecnologia de deepfake, o uso da imagem de artistas que já faleceram se tornou mais comum, o que trouxe à tona preocupações a respeito de quem realmente possui esses direitos. Este caso pode se tornar um marco importante para a indústria cinematográfica no que diz respeito à criação e utilização de imagens de atores falecidos.

Marcações: