A Ubisoft, conhecida desenvolvedora de jogos, anunciou o fechamento de seu estúdio localizado em Leamington, no Reino Unido, o que resultará na demissão de 185 funcionários. A decisão faz parte de uma reestruturação maior dentro da empresa, que também afetou outros estúdios, como os de Düsseldorf, Estocolmo e Newcastle.
A companhia confirmou que uma pequena parte da equipe de Leamington será mantida em contratos remotos. Em um comunicado oficial, um porta-voz da Ubisoft explicou: “Como parte de nossos esforços contínuos para priorizar projetos e reduzir custos que garantam a estabilidade a longo prazo da Ubisoft, anunciamos reestruturações direcionadas na Ubisoft Düsseldorf, Ubisoft Estocolmo e Ubisoft Reflections, além do fechamento permanente da unidade de Leamington.”
O estúdio de Leamington, fundado em 2002 como FreeStyleGames, era conhecido por seu trabalho de apoio em títulos como a série Tom Clancy’s The Division, além de participar no desenvolvimento de jogos como Star Wars Outlaws, Skull and Bones e Far Cry 5. No passado, enquanto era propriedade da Activision, a empresa ganhou notoriedade com os jogos DJ Hero e foi envolvida nas franquias Guitar Hero e Call of Duty antes de ser adquirida pela Ubisoft em 2017.
As demissões na Ubisoft fazem parte de uma tentativa mais ampla de reduzir custos após uma série de lançamentos decepcionantes. A empresa já havia enfrentado desafios com jogos de alto orçamento, como o recente fracasso de Star Wars Outlaws, o encerramento do shooter de serviço contínuo XDefiant e repetidos atrasos em Assassin’s Creed Shadows. Desde 2022, a Ubisoft tem cortado sua equipe, que passou de 20.279 funcionários para 18.666 até setembro de 2024.
Recentemente, a Ubisoft mencionou que está “tomando medidas decisivas” para reformular a empresa, buscando opções estratégicas para maximizar o valor para seus acionistas. Há também especulações sobre um possível interesse da empresa em privatizar suas operações com o apoio do gigante chinês Tencent, embora a busca por controle por parte do CEO Yves Guillemot tenha gerado algumas dificuldades.
O sucesso do próximo lançamento, Assassin’s Creed Shadows, programado para o dia 20 de março, é agora considerado vital para a empresa.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!