Em um mundo cinematográfico que se recupera de fenômenos como o “Barbenheimer”, a expectativa era que o público abraçasse novos filmes autorais de grandes diretores. O lançamento conjunto de “Barbie” e “Oppenheimer” em julho de 2023 teve um impacto significativo, resgatando o interesse do público por filmes mais pessoais e ambiciosos. Agora, os longas “Megalopolis”, de Francis Ford Coppola, e “Joker: Folie à Deux”, de Todd Phillips, estão sendo comparados sob o conceito de “Megajokeropolis”. No entanto, a recepção a esses filmes tem sido bem diferente daquela recebida por seus predecessores.
“Megalopolis”, um projeto que Coppola se dedicou por anos e que teve um financiamento autônomo, e “Joker: Folie à Deux” – continuidade da aclamada saga do Coringa – parecem prometer uma conexão semelhante àquela criada por “Barbenheimer”. No entanto, essas novas produções não conseguiram capturar o mesmo entusiasmo do público, resultando em uma adesão menos empolgante. Enquanto “Barbie” e “Oppenheimer” proporcionaram uma experiência cinematográfica compartilhada, “Megalopolis” e “Joker” estão se tornando motivo de piadas.
A comparação entre essas produções revela suas falhas em capturar a atenção do público. O sucesso de “Barbenheimer” deveu-se à visão clara de seus diretores, que equilibraram blockbuster e arte de forma única. Já “Megalopolis” e “Joker: Folie à Deux” não conseguiram repetir esse feito. Embora os dois filmes possuam grandes nomes e orçamentos significativos, eles enfrentam críticas sobre sua recepção e falta de clareza na narrativa.
A dualidade entre a expressão pessoal e a indulgência criativa é pronunciada. Coppola, que financiou seu próprio filme, buscou uma narrativa introspectiva e ambiciosa. Por outro lado, Phillips, que teve um orçamento considerável e liberdade criativa, entregou uma sequência que parece mais focada em desincentivar o culto ao personagem principal. A falta de ressonância nas experiências oferecidas por “Megalopolis” e “Joker” em comparação com o fenômeno cultural anterior coloca em evidência um desafio: a busca por conquistar o espectador com ofertas que vão além do egocentrismo artístico.
O filme “Joker: Folie à Deux”, agendado para estrear em 4 de outubro de 2024, continua a narrativa de Arthur Fleck, explorando sua luta com sua dualidade, enquanto descobre o amor e seus talentos ocultos em um mundo marcado pela agitação social. Com um elenco que inclui Joaquin Phoenix, Lady Gaga e Brendan Gleeson, o longa é um musical que promete tratar a transformação pessoal de Flack enquanto ele lidará com encontros tumultuosos.
“Joker: Folie à Deux” tem a duração de 138 minutos e se encontra atualmente nos cinemas. A tentativa de fazer uma sequência aclamada traz desafios que podem ecoar em sua recepção e no modo como o público lidará com temas mais sombrios e complexos oferecidos pelo filme.

Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!