Pular para o conteúdo

Coppola e sua escolha de Scorsese para O Poderoso Chefão 2

Coppola e sua escolha de Scorsese para O Poderoso Chefão 2
Avalie este artigo

Francis Ford Coppola, um dos grandes nomes do cinema, foi um dos principais responsáveis pelo sucesso de “O Poderoso Chefão”, que se tornou uma obra-prima do cinema. Após o êxito desse filme, muitos se perguntaram sobre a possibilidade de uma sequência, mas Coppola estava hesitante em retornar à complexa e desafiadora narrativa da máfia, apesar da pressão constante da Paramount Pictures. Ele mesmo reconheceu que as experiências difíceis que passou durante a produção do primeiro filme o deixaram relutante em se envolver novamente.

Coppola frequentemente se viu em conflitos com a Paramount, principalmente com Robert Evans, o chefe de produção do estúdio, que frequentemente questionava suas decisões. “Estou me referindo ao terror e à depressão que vivenciei. Foi a experiência mais assustadora da minha vida”, revelou Coppola em entrevistas sobre seu relacionamento tenso com o estúdio.

Apesar de inicialmente resistir, Coppola acabou se considerando em uma posição de negociação favorável após o sucesso do primeiro filme. Ele propôs co-escrever um roteiro junto com Mario Puzo, desde que não tivesse que dirigir a sequência. Em sua visão, ele queria que um jovem cineasta tomasse a frente da direção. Dentre as sugestões, Coppola pensou em Martin Scorsese, que havia começado a chamar a atenção com seu filme “Caminhos Perigosos” em 1973. No entanto, a Paramount não considerou essa ideia adequada, chamando-a de “absurda”.

Por sua vez, mesmo que não tenha conseguido a direção, Scorsese – reconhecido por seus filmes de crime como “Os Bons Companheiros” e “Cassino” – não guarda ressentimentos sobre o que aconteceu. Em retrospecto, ele acredita que não tinha a maturidade e a habilidade narrativa necessárias para um projeto tão ambicioso como “O Poderoso Chefão – Parte II”. “Naquela época, eu ainda era um garoto rebelde, cheio de energia e impetuosidade”, admite Scorsese.

Leia Agora  Bowen Yang recorda momento constrangedor na audição do SNL

Coppola, portanto, acabou renovando seu compromisso e dirigiu “O Poderoso Chefão – Parte II”, que estreou em 18 de dezembro de 1974. O filme traz uma narrativa complexa, entrelaçando a vida de Michael Corleone, que expande seu império do crime enquanto lida com traições pessoais, e flashbacks que mostram a ascensão de seu pai, Vito Corleone, de um imigrante siciliano a um poderoso chefe da máfia em Nova York.

“O Poderoso Chefão – Parte II” é aclamado por seu exame profundo das dinâmicas familiares, ambição e traição, e é frequentemente considerado um dos maiores filmes de todos os tempos, juntamente com seu predecessor.

Marcações: