**The Shepherd and the Bear: Um Documentário Sobre Conflitos e Rewilding de Ursos nas Montanhas Francesas**
O documentário “The Shepherd and the Bear”, dirigido por Max Keegan, explora um polêmico programa de rewilding de ursos nas montanhas dos Pireneus, na França, e como isso afeta a vida de um pastor local, Yves Raspaud. Com uma comunicação limitada e um olhar cético sobre o projeto, Raspaud representa as vozes daqueles que se opõem a essa iniciativa, que envolveu a relocação de ursos da Europa Oriental. Os ursos, por sua vez, não tardam a desenvolver um apetite por suas ovelhas, gerando um intenso conflito entre os pastores e as autoridades responsáveis pelo programa.
O filme teve sua estreia mundial em setembro no Camden International Film Festival, em Maine, e agora está sendo exibido no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) em novembro de 2024. Keegan ficou intrigado ao ouvir sobre o projeto de rewilding de um agricultor de porcos que alertou sobre os conflitos violentos que eclodiram entre os fazendeiros locais e os conservacionistas. Durante as filmagens, o diretor teve sua primeira experiência com a língua francesa, o que o tornava um tanto desarmante para os moradores.
Além de Raspaud, o documentário também apresenta a história de um adolescente chamado Cyril Piquet, que, apesar de ser filho de fazendeiros, nutre um profundo apreço pela vida selvagem e sonha em se juntar à polícia ambiental, que visa proteger os ursos. A relação de Cyril com a natureza é capturada através de sua busca por um pica-pau nas montanhas, evidenciando seu amor pelo ambiente natural.
Keegan procurou equilibrar as perspectivas pró e contra os ursos. Ele não se posiciona claramente de um lado ou de outro, evitando estereótipos sobre os habitantes da região, em vez disso, buscando retratar suas vidas de uma maneira respeitosa e autêntica. Mesmo não sendo a favor da introdução dos ursos, Raspaud leva uma vida que muitos conservacionistas poderiam admirar. Ele pratica a transumância, uma técnica de criação que respeita o meio ambiente e mantém um rendimento reduzido de carne, desafiando a percepção de que sua forma de vida é a culpada por problemas ecológicos.
O documentário está programado para ser exibido em mais quatro sessões no IDFA, e a produtora Elizabeth Woodward enfatizou a importância de que o filme seja visto em uma grande tela, pois leva o público a um lugar pouco conhecido e significativo.
“The Shepherd and the Bear” não apenas compartilha a história de um pastor e seu modo de vida, mas também aborda questões mais amplas sobre conservação e as complexas relações entre seres humanos e a natureza.
.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!