Pular para o conteúdo

Conflito entre Disney e DirecTV: O futuro da TV por assinatura?

Conflito entre Disney e DirecTV: O futuro da TV por assinatura?
Avalie este artigo

A disputa entre a DirecTV e a Disney está se intensificando à medida que se aproximam as negociações para renovação do contrato de distribuição que expira neste domingo. Ambas as empresas estão em desacordo, e essa tensão já começa a se manifestar publicamente, embora até agora não haja alertas aos consumidores sobre um possível corte de sinal.

Justin Connolly, presidente da Disney Platform Distribution, expressou sua insatisfação, afirmando que a DirecTV não se comprometeu seriamente com as propostas de pacotes personalizados que lhe foram apresentadas. Ele acrescentou que a DirecTV tenta colocar a responsabilidade pela sua falta de investimento na programação nas costas dos programadores.

Rob Thun, CEO da DirecTV, rebateu a posição da Disney, afirmando que as negociações foram impactadas por uma recente decisão judicial que bloqueou a Disney, Fox e Warner Bros. Discovery de lançar o pacote de streaming Venu Sports. Thun criticou as empresas de mídia, caracterizando suas ações como desonestas.

O cenário para a renovação é mais desafiador do que no ano passado, quando a Disney teve um conflito notável com a Charter Communications, resultando em um blackout de suas redes por dez dias. Essa disputa culminou em um acordo que excluiu algumas redes tradicionais em favor de uma melhor integração com os serviços de streaming Disney+ e Hulu.

Com a DirecTV, que possui cerca de 8 milhões de assinantes de satélite e mais de um milhão no DirecTV Stream, visando reescrever o livro de regras tradicionais da indústria, o foco agora é manter os custos sob controle em um momento em que a programação está migrando do linear para o streaming. Isso acontece em um contexto em que milhões de pessoas continuam a cancelar suas assinaturas de TV a cabo a cada ano.

Leia Agora  Astros de "Rebel Moon" revelam o stunt mais difícil de filmar na Parte 2.

Os dois lados têm visões divergentes sobre a natureza das propostas em discussão. Connolly argumentou que a Disney ofereceu várias opções quanto à flexibilidade dos pacotes, incluindo a combinação de canais lineares com serviços digitais, mas Thun não mostrou tanto interesse por essas sugestões durante as negociações.

A situação se torna ainda mais tensa com a proximidade de grandes eventos esportivos, como o US Open, que começou na segunda-feira e vai até 8 de setembro, e a estreia da temporada de Monday Night Football em 9 de setembro. Thun acredita que o sistema de TV paga chegou a um ponto de saturação, com o modelo atual de aumentos de preços insustentável.

Em suma, a DirecTV e a Disney estão em um impasse que pode resultar em mudanças significativas na maneira como as redes e a programação são oferecidas ao público, enquanto a indústria de entretenimento continua a se adaptar ao novo cenário digital.