Recentemente, a comunidade de “Final Fantasy 14” enfrentou mais um escândalo de trapaça durante o desafio de Raids Ultimativas. A equipe GRIND, que inicialmente foi anunciada como vencedora da nova missão “Futures Rewritten”, teve sua conquista anulada após a descoberta de que usou um hack para obter vantagem.
As Raids Ultimativas são considerados os desafios mais difíceis do MMORPG, onde várias equipes competem para serem as primeiras a finalizá-los. A nova atualização, patch 7.1, introduziu essa nova raid, tornando-se o terceiro evento consecutivo a ser afetado por trapaças. O problema foi identificado através de uma única pixel em uma captura de tela, que revelou o uso do plugin Pixel Perfect Plus, o qual exibe a hitbox exata do personagem, uma ferramenta particularmente útil para esquivar de ataques em áreas de efeito (AoE).
O uso de plugins de terceiros não é permitido em “Final Fantasy 14”, levando o criador de MogTalk e rastreador da World Race, Frosty, a desqualificar a equipe GRIND da competição. Frosty comentou, “Pesquisamos o plugin utilizado pela equipe e suas capacidades justificam a desqualificação do ranking de MogTalk. A GRIND não aprovou este membro para usar o plugin e não concorda com as ações que ele tomou.”
Assim, a equipe Kindred foi reconhecida como a nova detentora do “world first clear” para “Futures Rewritten”. Frosty também destacou a dificuldade em monitorar trapaças, pois nem todos os competidores transmitem suas tentativas, tornando mais desafiador a identificação de comportamentos desleais.
Este não é um incidente isolado; no ano passado, a conquista do “The Omega Protocol” foi cancelada quando se descobriu que a equipe usava mods de terceiros, e o mesmo ocorreu com “Dragonsong’s Reprise” no ano anterior. Após esses incidentes, Naoki Yoshida, diretor e produtor do jogo, expressou sua decepção em relação ao uso de tais ferramentas, ressaltando a importância de educar os jogadores sobre os riscos de utilizar mods.
Enquanto a comunidade continua a discutir o impacto desses incidentes, muitas perguntas permanecem sobre como lidar com trapaças em desafios tão competitivos. A situação continua a deixar um rastro de descontentamento entre os jogadores que se dedicam a completar as raids de forma justa.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!