O Big Brother, reality show que tem como foco a convivência e a competição entre os participantes em uma casa vigiada por câmeras, está prestes a entrar em sua 26ª temporada. Entretanto, uma novidade promete agitar a dinâmica do programa: a tecnologia deepfake.
O deepfake consiste em técnicas de inteligência artificial que permitem criar vídeos falsos extremamente convincentes, nos quais uma pessoa pode ser substituída por outra digitalmente. Neste caso, os produtores do programa pretendem utilizar essa tecnologia para criar um participante virtual, que será o Head of Household (HOH).
O HOH é o competidor que tem o poder de indicar dois outros jogadores para a eliminação no reality show. Nesta temporada, ao invés de ser uma pessoa física, o HOH será um personagem gerado por deepfake. A ideia é que esse participante virtual, chamado de BBler, interaja com os outros competidores e participe de todas as dinâmicas do programa.
A criação do BBler levanta algumas questões éticas e até mesmo legais. Afinal, até que ponto é válido utilizar a tecnologia para enganar os participantes e o público, criando uma pessoa “falsa” no jogo? Além disso, existe a preocupação de que o uso de deepfake possa abrir precedentes para a manipulação de programas de TV e até mesmo de informações em geral.
No entanto, os produtores do Big Brother garantem que o uso da tecnologia será transparente e todos os participantes serão informados sobre a existência do BBler antes de entrarem na casa. Além disso, medidas de segurança e privacidade serão adotadas para evitar vazamentos e usos indevidos das imagens geradas por deepfake.
O uso do deepfake no Big Brother promete trazer uma nova dinâmica para o programa, misturando realidade e ficção. Resta saber como os participantes e o público irão reagir a essa novidade e quais serão as consequências disso para o futuro do programa e da própria tecnologia do deepfake. É um experimento interessante que nos mostrará até onde a inteligência artificial pode chegar.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!