Pular para o conteúdo

Adeus a Maggie Smith, estrela de Harry Potter e Downton Abbey

Adeus a Maggie Smith, estrela de Harry Potter e Downton Abbey
Avalie este artigo

Maggie Smith, a renomada atriz britânica, famosa por seus papéis em “Harry Potter” e “Downton Abbey”, faleceu aos 89 anos. Seus filhos, Chris Larkin e Toby Stephens, informaram que ela “passou pacificamente” na manhã de sexta-feira, 27 de setembro de 2024, em um hospital. Em um comunicado, eles destacaram que, apesar de sua natureza intensamente privada, ela estava rodeada por amigos e familiares nos momentos finais. A perda de uma mãe e avó tão extraordinária deixou seus cinco netos e filhos devastados.

Maggie nasceu em 28 de dezembro de 1934, em Ilford, Essex, e frequentou a Oxford High School até os 16 anos, quando começou seus estudos de atuação no Oxford Playhouse. Sua carreira teve início em 1952, quando interpretou Viola na peça “A Noite de Reis”. Ao longo de sua trajetória, atuou em produções no Oxford Playhouse e fez sua estreia na televisão em 1954.

Em 1956, Smith fez sua estreia na Broadway em “New Faces” e, em 1959, recebeu sua primeira indicação ao BAFTA por sua performance no filme “Nowhere to Go”. Sua primeira indicação ao Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante foi pelo filme “Othello”, de 1965. Com o tempo, ela se consolidou como uma das atrizes mais respeitadas no teatro, com papéis de destaque no Old Vic e na National Theatre Company de Laurence Olivier.

Smith conquistou dois prêmios da Academia nos anos 1970: um em 1970 por “A Primeira Dama” e outro em 1978 por “California Suite”. Na década de 1980, continuou a se destacar com performances em clássicos do cinema, recebendo mais BAFTAs e uma indicação ao Globo de Ouro por “Uma Quase Família”. Nos últimos anos, seu trabalho mais memorável foi como a Professora Minerva McGonagall na série “Harry Potter” e como Violet Crawley em “Downton Abbey”. Seu último filme, “The Miracle Club”, foi lançado em 2023.

Leia Agora  Trailer de Kraven, o Caçador desafia Venom com revelação do Rinoceronte

Em homenagem a Maggie Smith, podemos refletir sobre sua carreira e os papéis que a tornaram um ícone na indústria do entretenimento.