Pular para o conteúdo

“Ação internacional nos melhores filmes de gangster, classificados”

"Ação internacional nos melhores filmes de gangster, classificados"
Avalie este artigo

Os 10 Melhores Filmes Internacionais de Gangster, Classificados

Hollywood lançou sua boa quantidade de filmes icônicos sobre gangsteres ao longo dos anos, é justo dizer. Eles remontam à Era de Ouro de Hollywood, onde atores da velha guarda como James Cagney e Humphrey Bogart se tornaram estrelas em parte devido aos seus papéis em tais filmes. E então o gênero de gangsters se tornou mais complexo e interessante após o colapso do Código Hays, com todos os suspeitos de sempre como O Poderoso Chefão (I e II), Scarface e Os Bons Companheiros.

Fora dos Estados Unidos, houve inúmeros ótimos filmes de gangsteres produzidos, incluindo a Cidade de Deus do Brasil e as Batalhas Sem Honra e Humanidade do Japão.

Embora Hollywood tenha dominado o gênero de gangsters, o cinema internacional também trouxe sua contribuição com histórias intrigantes e personagens marcantes. Neste artigo, classificaremos os 10 melhores filmes internacionais de gangsteres que se destacam por sua originalidade, narrativa e impacto cultural.

1. “City of God” (Cidade de Deus) – Brasil, 2002
Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, este filme brasileiro se passa nas favelas do Rio de Janeiro e retrata de forma crua e realista a ascensão de dois jovens dentro do mundo do crime. Com uma narrativa intensa e visualmente estonteante, “City of God” é considerado um dos melhores filmes de gangsteres de todos os tempos.

2. “Battles Without Honor and Humanity” (Batalhas Sem Honra e Humanidade) – Japão, 1973
Dirigido por Kinji Fukasaku, este filme japonês é uma obra-prima do cinema de gangsteres. Baseado em fatos reais, ele retrata as lutas pelo poder e a violência desenfreada entre os membros da Yakuza, a máfia japonesa. Com seu estilo cru e realista, “Battles Without Honor and Humanity” influenciou muitos filmes do gênero que vieram depois.

Leia Agora  Como assistir a maior noite do teatro online: Tony Awards 2024.

3. “A Prophet” (O Profeta) – França, 2009
Dirigido por Jacques Audiard, este filme francês conta a história de um jovem imigrante árabe que se torna um jogador chave da prisão onde está detido. Enfrentando os desafios do mundo do crime e lutando para sobreviver, ele se vê envolvido em uma rede de corrupção e traição. “A Prophet” é um filme corajoso e poderoso que mergulha nas complexidades da vida de um gangster.

4. “Mesrine: Killer Instinct” (Mesrine: Instinto de Morte) – França/Canadá, 2008
Dirigido por Jean-François Richet, este filme biográfico retrata a vida do famoso criminoso francês Jacques Mesrine. Vincent Cassel entrega uma atuação memorável como o protagonista, mostrando a transformação de um homem comum em um gangster impiedoso. Com uma narrativa cativante e ação intensa, “Mesrine: Killer Instinct” prende o espectador do começo ao fim.

5. “Infernal Affairs” (Infernal Affairs – Gênios do Crime) – Hong Kong, 2002
Dirigido por Andrew Lau e Alan Mak, este filme de Hong Kong ganhou fama mundial com seu enredo inteligente e reviravoltas surpreendentes. A trama acompanha dois policiais: um infiltrado na máfia e outro infiltrado na polícia. Os dilemas morais e a tensão psicológica são explorados de forma brilhante, tornando “Infernal Affairs” um dos melhores filmes de gangsteres asiáticos já produzidos.

6. “Gomorrah” (Gomorra) – Itália, 2008
Dirigido por Matteo Garrone, este filme italiano oferece uma visão implacável da máfia napolitana. Baseado no livro do jornalista Roberto Saviano, que vive sob proteção policial desde então, “Gomorrah” retrata o poder e a corrupção que permeiam todas as camadas da sociedade italiana. Com um estilo documental e atuações autênticas, o filme mergulha fundo na realidade brutal do crime organizado.

Leia Agora  Veterana da Netflix, Erika Masonhall assume como diretora-gerente do escritório de Los Angeles da Risa Heller Communications

7. “Elite Squad” (Tropa de Elite) – Brasil, 2007
Dirigido por José Padilha, este filme brasileiro mostra o cotidiano do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro, responsável por combater o tráfico de drogas. Com uma narrativa intensa e contundente, “Elite Squad” revela as tensões e dilemas morais enfrentados pelos policiais, bem como as estruturas corruptas que sustentam o crime organizado.

8. “A Bittersweet Life” (Uma Vida Sem Regras) – Coreia do Sul, 2005
Dirigido por Kim Jee-woon, este filme sul-coreano conta a história de um gangster de alto escalão que se vê envolvido em uma situação perigosa quando é ordenado a matar uma mulher. Com cenas de ação coreografadas de forma impecável e uma atmosfera sombria e poética, “A Bittersweet Life” é um prato cheio para os fãs do gênero.

9. “Cidade de Deus” – Itália, 1960
Dirigido por Fernando Di Leo, este filme italiano segue a ascensão e queda de um jovem mafioso que deseja dominar o submundo do crime em Roma. Com sua abordagem estilística e uma trilha sonora cativante, “Cidade de Deus” é um clássico do cinema italiano que ainda mantém sua relevância até hoje.

10. “A Better Tomorrow” (O Melhor Amigo do Cangaceiro) – Hong Kong, 1986
Dirigido por John Woo, este icônico filme de gangsteres de Hong Kong colocou John Woo no mapa como um dos grandes diretores do gênero. Com cenas de ação estilizadas e uma história emocionante sobre lealdade e redenção, “A Better Tomorrow” influenciou inúmeras produções futuras e continua sendo admirado pelos fãs de filmes de ação até os dias de hoje.

Leia Agora  Bruce Springsteen Receava Não Recuperar Sua Capacidade de Cantar

Estes são apenas alguns dos melhores filmes internacionais de gangsteres que deixaram sua marca no cinema. Eles mostram que o gênero é universal, transcende fronteiras e oferece histórias fascinantes e poderosas. Independentemente de onde sejam produzidos, esses filmes nos cativam com seus personagens complexos, tramas emocionantes e uma exploração profunda da natureza humana no mundo do crime.