/Academia Sueca anuncia que Nobel de Literatura 2018 será adiado para 2019

Academia Sueca anuncia que Nobel de Literatura 2018 será adiado para 2019

Compartilhe

Quantas estrelas merece esse texto?

A Academia Sueca anunciou, nesta sexta-feira (04), que o Prêmio Nobel de literatura não será concedido em 2018, devido a um escândalo de estupro e agressões sexuais. Esse será o primeiro adiamento da entrega do prêmio em quase sete décadas

Em novembro passado, 18 mulheres acusaram o dramaturgo Jean-Claude Arnault, uma conhecida personalidade Francesa – marido de uma dos membros da instituição – de violência e assédio sexual. O acusado dirige um centro de exposições na capital, financiado pela Academia, que organiza ali leituras dos premiados.

“O Prêmio Nobel 2018 de Literatura será designado e anunciado ao mesmo tempo que o premiado de 2019”, anunciou a instituição em um comunicado.

“Nós achamos necessário dedicar um tempo para reconquistar a confiança do público na Academia antes que o próximo vencedor possa ser anunciado”, declarou o secretário da academia, Anders Olsson. Ele também alegou que a decisão da Academia é em respeito aos que já ganharam e aos que ainda irão ganhar o prêmio.

O Prêmio é entregue desde 1901, e a Academia Sueca não o suspendia desde a Segunda Guerra Mundial. A entrega também não ocorreu nos anos de 1914 e 1918, em meio a Primeira Guerra Mundial.

Os últimos a receber o Nobel de literatura foram o britânico-japonês Kazuo Ishiguro, em 2017, e o cantor e compositor americano Bob Dylan, em 2016.


Compartilhe

21. Estudante de Ciências Sociais. Apaixonado por música, cinema e literatura russa.