Pular para o conteúdo

A Receita Secreta: Chefs Privados e Drama na Cozinha dos Ricos

Avalie este artigo

Uma receita para a TV de realidade DIY

No TikTok, Pamela Wurst Vetrini criou o programa de culinária que ela queria ver no mundo. Durante anos, um grupo de chefs privados tem se dirigido à costa leste de Long Island para passar os meses de verão cozinhando refeições luxuosas para clientes ricos que vivem em luxo nem um pouco silencioso. Os chefs, na maioria jovens e aparentemente descolados, passaram a documentar suas vidas diárias no TikTok – desde acordar às 5 da manhã até fazer compras em supermercados caros e trabalhar em jardins privados exuberantes – e em 2023, seus vídeos finalmente se encontraram em um único lugar, graças à curadora de conteúdo Pamela Wurst Vetrini.

Vetrini trabalha como consultora de mídia social e tem analisado e compartilhado tendências do TikTok no aplicativo nos últimos três anos. Normalmente, ela se concentra em reunir e explicar padrões gerais do TikTok, mas neste verão passado, ela não resistiu ao chamado do fresco galettes de tomate e, assim, seu próprio programa de realidade – chamado de “I’m a Private Chef in the Hamptons” – nasceu. Durante dez semanas seguidas, Vetrini classificou os chefs em uma pirâmide inspirada em Dance Moms, baseada não apenas nas refeições que preparavam, mas também na qualidade de seus vídeos e qualquer drama que ocorresse durante a semana. Diferentemente do Top Chef real, os chefs privados de Hamptons nunca são eliminados, mas os seguidores ainda sintonizavam todas as semanas para ver como as coisas se desenvolviam. “Esses chefs estão fazendo tanto trabalho”, diz Vetrini via Zoom. “Eu só queria curar isso e dar uma história a isso”.

Por que esses chefs se tornaram bons de TV de realidade?

Eu não esperava que se tornasse uma série. Eu estava fazendo uma piada, e as pessoas disseram: “Ok, queremos mais”. Eu estava observando Meredith, da Wishbone Kitchen, há algumas temporadas. Ela foi minha entrada no mundo dos chefs privados em Hamptons. Ela faz um ótimo trabalho ao narrar um dia na vida dela, e os clientes dela permitem que ela filme muitas cenas em suas casas – então você tem não apenas o conteúdo de culinária, mas também o conteúdo de design de interiores, o conteúdo aspiracional. Eles convidam amigos, fazem festas.

Leia Agora  Ryan Reynolds provoca projeto futuro ao lado de Hugh Jackman

O segundo chef que eu notei neste verão foi Rob. Ele tinha uma perspectiva tão diferente de Meredith. Seu conteúdo era muito mais voltado para a geração Z, mais moderno, mais editado e estilizado. Eu pensei, realmente preciso apresentar as pessoas ao Rob porque ele é único. E então comecei a digitar “chefs privados em Hamptons” na barra de pesquisa e encontrei todas essas pérolas. Encontrei Seth, que tinha apenas 200 seguidores no primeiro vídeo que vi. E agora acho que ele está perto de 20.000.

O que você acha que é tão envolvente em seu conteúdo?

Ele atinge todos os prazeres visuais. Você tem casas bonitas, então tem o conteúdo da “avó costeira” de Nancy Meyers. Você tem o conteúdo aspiracional de comida. Esses chefs gastam $ 600 em bifes para uma refeição – quem vai poder sair e comprar isso? E então você tem a jardinagem. Então você tem aquele conteúdo de estilo de vida do campo, onde eles têm jardins bonitos que produzem frutas e vegetais. É basicamente a ostentação da riqueza, como assistir a Succession.

Há tantos chefs privados que, nos vídeos posteriores, você pensou: “Preciso tirar algumas pessoas”. Como você decide quem apresentar?

Meu critério sempre foi que eles deveriam estar cozinhando para um cliente como chef privado. Se eles fossem para casa nos fins de semana ou de férias ou cozinhassem para amigos, isso não contava. E eu sempre dei preferência a qualquer tipo de drama. Uma vez o carro do Seth quebrou, outra vez o Rob derramou óleo de cozinha na borda da piscina e teve que limpar, ou a churrasqueira de alguém apagava na casa do cliente. E dei prioridade ao conteúdo das casas; Eu adorava quando eles podiam nos oferecer um pequeno vislumbre de onde estavam cozinhando, como era o espaço, e sentirmos como se estivéssemos lá. Mas os chefs continuavam sugerindo novos chefs para mim e eu tinha que tirar pessoas. Mas eles me garantiram que não se importavam. Eles simplesmente gostavam da exposição e ficavam felizes em estar lá.

Leia Agora  Nova teoria sobre a identidade do vilão de Spider-Man 4 revela mistério de 7 anos no MCU

Todo programa de TV de realidade tem tropos e estruturas. Quais você diria que são os seus?

Bem, há o herói. Meredith é a melhor. Ela é consistente e boa toda semana. Há um galã: Rob. E depois acrescentei um galã lésbico: Bri. Galãs vendem. Seth era definitivamente o meu azarão. Ele começou com o menor número de seguidores, e as pessoas o animavam toda semana. Depois, os chefs se juntaram. Um dos chefs trabalhou com a irmã em uma semana e depois DyAnne e Juliana trabalharam juntas para a mesma empresa.

Quais seriam os pratos mais clássicos que esses chefs cozinham?

Eles amam tomates heirloom. Eles amam tábuas de petiscos. A salada de lagosta Cobb é muito popular. Tudo na grelha. E muita pizza – eles têm fornos de pizza nessas mansões milionárias em Hamptons.

E eles sempre vão naquele único supermercado.

Citarella é como a despensa deles. Parece que eles vão lá cinco vezes por dia. Citarella acabou patrocinando os chefs para uma festa de fim de temporada.

Eu vi isso!

Eles me convidaram, mas eu disse: “Meus filhos estão começando a escola. Vocês são jovens. Continuem curtindo”. Eles fizeram uma ótima festa. Eles me ligaram de lá.

O que os chefs acham da série?

Nós realmente nos comunicamos por mensagens diretas. Eles foram tão compreensivos comigo quando eu os critiquei, porque eles adoravam ter exposição. Isso trouxe a eles tantos novos seguidores e tanta mídia. Todos foram entrevistados. Quando tive um juiz convidado que era um chef de verdade, acho que alguns deles se sentiram um pouco magoados com alguns de seus comentários, porque eles eram um pouco mais rígidos e focados na técnica.

Leia Agora  Deadpool & Wolverine quebram recorde de pré-venda com classificação indicativa para maiores de 18 anos

Nós realmente consideramos criar um livro de receitas, e isso ainda está sendo discutido, mas o fator de fama de todos os chefs é muito diferente. Eles variam muito de chef principal a chef menos popular. Meredith está trabalhando em seu próprio livro de receitas. Mas o conceito ainda está lá. Mesmo que eu não edite, espero que alguém aproveite essa oportunidade. Eles me disseram que ser chef privado é uma experiência muito isolada. Eles não têm chance de socializar, e isso os uniu.

Você acha que algo assim é um competidor legítimo para a TV de realidade?

Absolutamente. Quer dizer, é o que espero. Porque nossa capacidade de atenção está cada vez menor, o tipo de conteúdo que queremos são vídeos de TikTok de três minutos. Queremos que sejam autênticos, caseiros e curtos, mas ainda desejamos a narrativa, o drama, a curadoria e a organização do conteúdo. Todo o conteúdo já existe, só precisamos de alguém para curá-lo para nós.

O programa vai retornar no próximo ano?

Acho que vou fazer na próxima temporada e provavelmente vou deixar alguns dos chefs que já ficaram famosos de fora e me concentrar nos chefes menores. Só quero muito que eles sejam celebrados e que seu trabalho esteja lá porque eles são tão talentosos.