Donald Trump e Elon Musk se manifestaram nas redes sociais, criticando membros da mídia cujas declarações ou reportagens não agradaram a eles, exigindo a demissão de alguns jornalistas.
Trump utilizou sua plataforma Truth Social para atacar Eugene Robinson, um colunista do The Washington Post que apareceu no programa Morning Joe da MSNBC. Em sua postagem, Trump declarou: “Eugene Robinson do Washington Post é INCOMPETENTE! É triste vê-lo tentando justificar o desperdício, fraude e corrupção na USAID com sua patética narrativa de esquerda radical. Ele deveria ser demitido imediatamente!”
Por outro lado, Musk direcionou suas críticas a Katherine Long, repórter do Wall Street Journal. Long havia publicado uma matéria sobre Marko Elez, um membro da equipe de Musk atrelado a uma conta de mídia social excluída que defendia o racismo e a eugenia. Musk respondeu a publicações sobre Long no X, afirmando: “Ela é uma pessoa desprezível e cruel” e adicionou que “ela deveria ser demitida imediatamente”.
Ambos, Trump e Musk, se posicionaram como defensores da liberdade de expressão, mas fazem chamadas para restringir a mídia quando não estão satisfeitos com a cobertura. Trump, por exemplo, já pediu a revogação das licenças de transmissão da CBS e a suspensão do programa 60 Minutes após descontentes com a edição de uma entrevista com Kamala Harris.
Essa situação revela a tensão entre a defesa da liberdade de expressão e a tentativa de silenciar críticas por parte dessas figuras proeminentes.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!