Os tubos se tornaram um dos elementos mais icônicos da franquia Super Mario, sendo utilizados tanto por Mario e Luigi para viajar quanto como pontos de surgimento de inimigos. O criador Shigeru Miyamoto relevou em uma entrevista traduzida recentemente que, ao desenvolver o jogo arcade Mario Bros., ele enfrentou o desafio de encontrar uma forma para os inimigos retornarem à parte superior da tela após descerem.
Miyamoto contou que, enquanto caminhava pelas ruas de Kyoto, viu um tubo de plástico saindo da parede e teve uma epifania. “Precisávamos de um caminho ou alguma forma de eles voltarem para cima. Então, pensei na ideia do tubo”, declarou. Esse momento foi decisivo para estabelecer o papel de Mario como encanador, uma característica que não era evidente em seu primeiro jogo, Donkey Kong, de 1981.
Além disso, Miyamoto mencionou que ao definir o cenário do jogo, eles optaram por uma “localização parecida com Nova York” devido à presença de inimigos que fariam sentido em túneis, como tartarugas e moscas. Com o tempo e a evolução da franquia, os tubos passaram a ter diversas funções, permitindo que não apenas os inimigos, mas também os protagonistas viajassem entre diferentes locais e mundos.
Mesmo com os jogos da franquia Super Mario evoluindo ao longo dos anos, os tubos se mantiveram essenciais tanto na jogabilidade quanto na identidade visual dos jogos. Hoje, é até necessário atravessar um tubo ao entrar nos parques Super Nintendo World.
Se você nunca teve a oportunidade de jogar o Mario Bros. original, vale a pena experimentá-lo, seja no Nintendo Switch, através da série Arcade Archives, ou na versão do NES disponível no Nintendo Switch Online. Embora o jogo em si possa parecer antiquado comparado aos lançamentos mais recentes, ele tem seu charme e mostra a evolução que a série teve ao longo dos anos.

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