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A Injustiça de Críticas em Filmes de Super-heróis Femininos

A Injustiça de Críticas em Filmes de Super-heróis Femininos
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**Joker: Folie à Deux e o Padrão Sexista nos Filmes de Super-heróis**

A estreia de “Joker: Folie à Deux” em 4 de outubro de 2024, trouxe à tona um debate sobre a forma como filmes centrados em personagens femininas são tratados de maneira diferente em comparação aos protagonizados por homens. O filme, dirigido por Todd Phillips, teve um desempenho de bilheteira decepcionante e uma recepção negativa do público. A reação em torno do fracasso de “Joker 2” destacou padrões de discriminação de gênero que persistem na indústria cinematográfica.

Um dos aspectos mais notáveis é que filmes de super-heróis com protagonistas femininas, como “The Marvels”, são frequentemente analisados sob uma luz crítica muito mais severa em relação aos seus equivalentes masculinos. Embora “The Marvels” tenha sido um fracasso no box office, a performance inicial do filme foi superior à de “Joker: Folie à Deux”, mas a cobertura da mídia foi muito mais negativa para o filme da Marvel. O artigo do Hollywood Reporter que mencionava a queda de bilheteira de “The Marvels” culpava diretamente a diretora Nia DaCosta, enquanto a sequência de “Joker” recebeu uma análise mais branda.

### Comparação entre Filmes

1. **Padrões elevados para filmes liderados por mulheres**: O acompanhamento que projetos com protagonistas femininas recebem é muitas vezes desproporcional. Por exemplo, “Birds of Prey”, lançado em fevereiro de 2020, arrecadou 33 milhões de dólares em seu final de semana de abertura, mas foi classificado como um flop devido a suas receitas mais baixas em comparação aos filmes de super-heróis protagonizados por homens, como “Aquaman”.

2. **Desempenhos de bilheteira**: “The Marvels” e “Joker: Folie à Deux” foram ambos sequências de filmes que anteriormente obtiveram boas arrecadações. No entanto, “The Marvels” conseguiu uma abertura de 46 milhões de dólares, superando os 37,8 milhões de “Joker 2”. Além disso, a reação do público foi mais favorável para “The Marvels”, refletida em um CinemaScore B, enquanto “Joker 2” recebeu um D, tornando-se o filme menos bem avaliado da história em sua categoria.

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3. **Percepções de fracasso**: Apesar de “Joker 2” falhar, a conversa em torno do filme não resultará em comparações que questionem a saúde financeira da DC, enquanto “The Marvels” foi tratado como um sinal de alerta para o futuro do MCU.

### Indústria e Direção

Ainda mais, a crítica e o feedback direcionados a diretores também revelam um padrão de discriminação. Enquanto Todd Phillips é elogiado por sua visão, as diretoras de Hollywood como Patty Jenkins e Chloé Zhao enfrentam um nível de escrutínio e desconfiança muito maior. Projetos que contam com diretores femininas não recebem a mesma margem de erro ou liberdade para serem medianos. Cada falha é analisada com lupa, enquanto filmes com diretores homens têm suas falhas atribuídas a diversas facetas, não apenas ao seu comando criativo.

### Conclusão

Esses exemplos de “Joker: Folie à Deux” e “The Marvels” evidenciam como as produções cinematográficas são interpretadas e avaliadas de maneiras profundamente influenciadas por questões de gênero. Os filmes estrelados por mulheres frequentemente têm que carregar a responsabilidade de representar todo um gênero, enquanto seus pares masculinos são mais frequentemente vistos como isolados. O resultado é uma crítica à necessidade de uma revisão nos padrões de como filmes de super-heróis são julgados, destacando a urgência de promover uma representação justa e equilibrada dentro da indústria.

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