Pular para o conteúdo

A Inescapável Contaminante Apocalíptica de Quando o Mal se Esconde

Avalie este artigo

Os Melhores Filmes do Ano: A Contaminação Inescapável e Apocalíptica de When Evil Lurks

When Evil Lurks, dirigido por Demián Rugna, é inquestionavelmente um filme de horror perturbador. O criador de toda a benevolência no universo está morto, literalmente. O espectador é inserido nesse filme de horror profundamente perturbador de 2023 sem saber ao certo como a humanidade aparentemente foi abandonada pelo divino. O mundo de Rugna parece ser aquele que cresceu no rescaldo de uma batalha titânica e decisiva pela alma da humanidade… uma cruzada corajosa e árdua que perdemos no fim. O criador se tornou uma vítima, e esse lugar foi dominado, não apenas por corrupção infernal, mas por uma sensação inescapável de perda. A entropia se instalou, e o mundo está apenas seguindo em frente, mantendo o tecido da vida cotidiana com remendos improvisados e desgastados. Talvez as peças quebradas possam ser mantidas unidas por um tempo, mas mais cedo ou mais tarde, o colapso deve acontecer. Pelo menos, é mais ou menos o que podemos inferir.

A beleza da obra de horror atmosférico de Rugna está na distância cuidadosamente calculada que ele mantém entre seus atos de corrupção arrepiante e brutalidade, e a compreensão do público sobre o mundo e suas consequências. O diretor-roteirista sugere e insinua de maneira magnífica as profundezas da depravação que compõem o firmamento deste pesadelo, mas se recusa a nos guiar literalmente. Será que a estrita adesão dos personagens a um conjunto de regras pode evitar alguma carnificina? É impossível dizer, dado nossa total falta de compreensão sobre quais infrações menores realmente importam no grande esquema das coisas. Afinal, estamos falando de assuntos relacionados à vida, à morte e à corrupção da alma… como podemos esperar compreender as sutilezas de nossa própria destruição metafísica? Isso está além de nós.

Leia Agora  Terrifier 3 mostra Abigail sendo homenageada nas artes.

When Evil Lurks é um filme de “posse demoníaca”. Isso é absolutamente uma avaliação justa se considerarmos que esse é um dos subgêneros mais prolíficos e criativamente falidos do mundo do horror nos últimos anos. No entanto, ele se destaca de tantos filmes que surgem continuamente no universo de lançamentos direto para streaming, como Nefarious, Incarnate e Demonic, que se concentram em disparar o maior número possível de clichês do filme O Exorcista em um tempo de duração de 99 minutos. Rugna prioriza a evocação de um mundo de pesadelo único, tão estranho que é quase inigualável. E ele nos dá exatamente as pistas que precisamos para percorrermos esse caminho horripilante, nem mais, nem menos.

Para começar, o mero fato de que a possessão existe não é algo que os personagens normalmente reconhecem imediatamente no contexto de um filme de horror. Em uma história mais convencional de Hollywood, uma vít