Pular para o conteúdo

A Grande Oportunidade Perdida de Obi-Wan e Anakin

A Grande Oportunidade Perdida de Obi-Wan e Anakin
Avalie este artigo

Uma das maiores lacunas narrativas em Star Wars é o período entre “A Ameaça Fantasma” e “Ataque dos Clones”. Durante esses dez anos cruciais, a relação entre Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker teve um papel fundamental na construção do universo da saga, mas poucas histórias foram exploradas nesse contexto.

Recentemente, para a surpresa dos fãs, a Disney-Lucasfilm Press lançou o audiolivro “Star Wars: Padawan’s Pride”. Essa obra se situa 29 anos antes da Batalha de Yavin, especificamente no intervalo entre os dois primeiros filmes da saga. Ela é a primeira de uma nova linha de histórias chamada Star Wars Adventures: Audible Originals. “Padawan’s Pride” destaca os desafios e as interações durante o treinamento de Anakin sob a tutela de Obi-Wan. No entanto, essa é uma das poucas narrativas focadas nesse período; outra importante é a série de quadrinhos “Obi-Wan and Anakin” de 2016, que ocorre no mesmo ano.

Essa escassez de conteúdo não é apenas estranha, mas também contradiz a prática comum da franquia de preencher os vazios narrativos. Historicamente, Star Wars tem se esforçado para explicar cada detalhe, como o porquê de C-3PO ter um braço vermelho em “Os Últimos Jedi”. Além disso, ampliações de aspectos como a relação entre Obi-Wan e Qui-Gon Jinn foram mais exploradas em outras obras literárias.

Ao avaliar a importância da formação de Anakin e Obi-Wan como mestres e aprendizes, é notável que esse período de paz da República, antes do início das Guerras Clônicas, ainda é amplamente inexplorado. Comparativamente, entre “Ataque dos Clones” e “A Vingança dos Sith”, apenas três anos sepassam, mas a animação “Star Wars: The Clone Wars” conta com uma série de sete temporadas, abrangendo diversos acontecimentos da época.

Leia Agora  Deadpool & Wolverine: Recordes sendo pulverizados

A resistência em desenvolver essa fase da relação entre Anakin e Obi-Wan levanta algumas questões. Será que a falta de histórias se relaciona com a ideia de que os fãs não aceitariam novos atores nesses papéis? Ou será que Lucasfilm já tem planos para este período que ainda não foram revelados? De todo modo, deixa uma lacuna notável na narrativa da saga.

Um espaço com muitos contos poderia revelar as nuances da formação do jovem Anakin e seu relacionamento com Obi-Wan, como se fosse uma série episódica inspirada em narrativas de samurai. Essa abordagem poderia ajudar a aprofundar a compreensão de personagens que se tornariam centrais na saga, antes de se perderem nas mais amplas tramas de destino e história da saga Skywalker.

Marcações: