Pular para o conteúdo

Morre George Armitage, diretor de comédias icônicas dos anos 90

Morre George Armitage, diretor de comédias icônicas dos anos 90
Avalie este artigo

George Armitage, o renomado diretor de filmes como “Grosse Pointe Blank” e “Miami Blues”, faleceu aos 82 anos. A triste notícia foi confirmada por seu filho, Brent Armitage. Armitage, que fez sua carreira se destacar nos anos 90, era conhecido por suas comédias negras e foi pupilo de Roger Corman, um figura importante na indústria do cinema, que ajudou a lançar diversos talentos com seus filmes de baixo orçamento.

Nascido em Hartford, Connecticut, Armitage se mudou para Los Angeles na década de 1950. Seu primeiro emprego no cinema foi em um correio da 20th Century Fox, onde começou a se envolver na produção de programas de televisão. Ele trabalhou como produtor associado na novela “Peyton Place” a partir de 1967 e, a partir dessa experiência, conseguiu entrar na New World Pictures de Roger Corman. O primeiro roteiro que Armitage escreveu para Corman foi a comédia “Gas! – Or – It Became Necessary to Destroy the World in Order to Save It”, em 1970.

Ao longo dos anos, ele dirigiu outros filmes notáveis, como “Private Duty Nurses” e “Hit Man”, estrelado por Pam Grier. Curiosamente, Armitage inicialmente hesitou em dirigir “Hit Man”, acreditando que um diretor negro teria feito um trabalho melhor. Ele decidiu assumir a direção a pedido de Corman. Em sua filmografia também estão “Vigilante Force” e o telefilme “Hot Rod”, inspirado em suas experiências como adolescente na Califórnia.

Aqui estão alguns dos filmes mais memoráveis de George Armitage:

1. **Miami Blues** (1990) – Uma comédia negra neo-noir baseada em um romance de Charles Willeford, com Alec Baldwin, Jennifer Jason Leigh e Fred Ward no elenco. O filme se tornou um sucesso indie e inspirou John Cusack a convidar Armitage para dirigir “Grosse Pointe Blank”.

Leia Agora  Cancelamento de 9-1-1: Lone Star e o futuro da série

2. **Grosse Pointe Blank** (1997) – Este filme é considerado uma das melhores comédias românticas de Cusack, onde ele interpreta um assassino que retorna à sua cidade natal para uma reunião de colégio. Armitage é elogiado por seu estilo de direção, que envolveu filmar várias versões das cenas, permitindo que os atores improvisassem.

3. **The Late Shift** (1996) – Um telefilme que rendeu a Armitage uma indicação ao Emmy, abordando a rivalidade entre David Letterman e Jay Leno para suceder Johnny Carson.

O último crédito de direção de Armitage foi para o filme “The Big Bounce” em 2004. Nos anos seguintes, ele atuou nos bastidores como mentor e consultor de roteiros em diversos projetos de cinema e televisão.

George Armitage deixa sua esposa de 63 anos, Sharon, seu filho Brent e dois netos, Caroline e Nick. Sua contribuição ao cinema, especialmente em comédias e dramas negros, permanece marcante na memória de cineastas e espectadores.

Marcações: