Pular para o conteúdo

Legado de Jimmy Carter e sua vida aos 100 anos

Legado de Jimmy Carter e sua vida aos 100 anos
Avalie este artigo

Jimmy Carter, o 39º presidente dos Estados Unidos, faleceu aos 100 anos, tornando-se o presidente mais longevo da história do país. Sua morte ocorreu quase dois anos após ele ter iniciado cuidados paliativos em sua casa na Geórgia, optando por não seguir com intervenções médicas adicionais devido a diversos problemas de saúde.

Carter exercia uma liderança popular durante seu único mandato, que durou de 1977 a 1981, período em que foi sucedido por Ronald Reagan. A decisão de entrar em cuidados paliativos foi anunciada em fevereiro de 2023 pela sua organização sem fins lucrativos. Em um comunicado, foi confirmado que Carter escolhera passar seus últimos dias em casa, cercado pela família.

Ele enfrentou vários problemas de saúde ao longo dos anos, incluindo uma batalha contra o melanoma. Em 2015, ele passou por uma cirurgia para remover uma massa cancerosa no fígado, após a qual complicações de saúde foram reveladas. O câncer eventualmente se espalhou para seu cérebro, mas Carter se mostrava em paz com sua situação. Em uma declaração, ele disse: “Eu pensei que tinha apenas algumas semanas de vida, mas fiquei surpreendentemente à vontade.”

Apesar de os tratamentos iniciais terem sido bem-sucedidos e ele ter anunciado a interrupção dos mesmos em março de 2016, Carter continuou a enfrentar problemas de saúde. Ele se machucou em várias quedas e precisou de cirurgia para tratar complicações, mas se manteve ativo em atividades humanitárias, como sua contribuição à Habitat for Humanity.

Carter começou sua carreira política como senador da Geórgia, entre 1963 e 1967, antes de se tornar governador do estado. Ele venceu a eleição presidencial contra o então presidente Gerald Ford em 1976. Durante seu governo, ele foi reconhecido por criar o Departamento de Educação, reforçar o sistema de Previdência Social e promover os direitos humanos.

Leia Agora  Ghost | Banda lança novo álbum, "Prequelle"; ouça

Ele também teve um forte foco em questões ambientais, procurando reduzir a dependência de combustíveis fósseis em favor de fontes de energia renovável. Entre suas ações notáveis, Carter instalou painéis solares no telhado da Casa Branca em 1979.

Carter mediou o Acordo de Camp David, uma importante conquista em diplomacia, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2002 por seus esforços incansáveis em promover soluções pacíficas para conflitos internacionais.

Nascido James Earl Carter, Jr. em 1º de outubro de 1924, ele cresceu em uma propriedade de amendoim em Plains, Georgia. Casou-se com Rosalynn Carter, que faleceu em novembro de 2023, e teve quatro filhos. Após a presidência, ele dedicou sua vida à ajuda humanitária, consolidando seu legado como um defensor dos direitos humanos e da justiça social.