Pular para o conteúdo

O Filme de Ficção Científica de Tom Cruise que J.J. Abrams Rejeitou

O Filme de Ficção Científica de Tom Cruise que J.J. Abrams Rejeitou
Avalie este artigo

Uma curiosidade interessante sobre J.J. Abrams é que um de seus primeiros trabalhos profissionais foi escrever a trilha sonora do filme de terror “Nightbeast”, de Don Dohler, lançado em 1982. Dohler é conhecido entre os fãs de filmes B por sua criação de obras como “The Alien Factor” e “Galaxy Invader”. Desde então, Abrams se tornou um dos principais realizadores de blockbusters de grande orçamento, dirigindo filmes da franquia “Mission: Impossible”, “Star Trek” e “Star Wars”. É curioso imaginar como ele, ainda adolescente, entregava fitas para um cineasta de baixo orçamento como Dohler.

Abrams continuou sua trajetória, conseguindo vender uma proposta de filme ao roteirista Paul Mazursky durante sua faculdade. Essa proposta se transformou na comédia “Taking Care of Business” em 1990, dirigida por Arthur Hiller. Ele rapidamente ascendeu na indústria cinematográfica, escrevendo roteiros para filmes como “Regarding Henry” e “Forever Young”. No início dos anos 2000, Abrams ganhou destaque ao co-criar a série de espionagem “Alias”. Em 2004, ele deu vida a “Lost”, que se tornou um imenso sucesso e o consolidou como uma figura permanente em Hollywood.

Nesse período de desenvolvimento do piloto de “Lost”, Abrams recebeu uma ligação que muitos na indústria de Hollywood sonham em ter. Steven Spielberg estava planejando uma nova adaptação de “Guerra dos Mundos”, escrita por H.G. Wells, e queria que Abrams escrevesse o roteiro. Em uma entrevista, Abrams relatou que ficou lisonjeado, mas optou por rejeitar a oferta para se concentrar no projeto de “Lost”.

É importante destacar que Spielberg e Abrams já tinham um relacionamento profissional anterior. Quando tinha apenas 13 anos, Abrams ajudou a restaurar curtas-metragens antigos de Spielberg. Em 1995, ele ainda foi contratado para realizar melhorias em “Casper”, um filme live-action produzido por Spielberg. Assim, quando Spielberg decidiu que Abrams poderia ser o cineasta ideal para adaptar “Guerra dos Mundos”, ele estava plenamente ciente das habilidades de Abrams. No entanto, devido à sua dedicação ao piloto de “Lost”, Abrams não pôde assumir o projeto.

Leia Agora  Tetris do NES chega ao Nintendo Switch Online: Prepare-se para jogar!

Em uma experiência que ele descreveu como “fora do corpo”, Abrams se lembrou de uma reunião com Spielberg e o protagonista Tom Cruise, onde ele sentiu que estava cometendo “suicídio profissional” ao recusar a oferta. Depois que Abrams declinou, Spielberg contratou seu colaborador frequente David Koepp para escrever o roteiro de “Guerra dos Mundos”.

Apesar de não ter trabalhado no filme de Spielberg, a relação entre Abrams e Cruise se fortaleceu, levando Cruise a contratar Abrams para co-escrever e dirigir “Missão: Impossível III” em 2006. Em 2011, Spielberg atuou como co-produtor do filme “Super 8”, dirigido por Abrams. Embora Abrams tenha perdido a oportunidade de trabalhar em “Guerra dos Mundos”, pode-se argumentar que ele acabou se envolvendo em projetos ainda mais desejáveis.

Marcações: