Recentemente, Hiroki Totoki, presidente da Sony, comentou sobre o lançamento do jogo Concord, que durou apenas duas semanas antes de ser retirado do mercado. Concord era o primeiro jogo da FireWalk Studios e prometia oferecer um universo único com mundos vibrantes e uma rica variedade de personagens. Contudo, apesar das expectativas, o jogo não conseguiu conquistar o público e foi desligado após uma estreia decepcionante nas plataformas PS5 e PC.
Em uma sessão de perguntas e respostas após o relatório financeiro da Sony, Totoki destacou que a queda de Concord serviu como uma valiosa lição para a empresa. Ele afirmou: “Atualmente, ainda estamos em um processo de aprendizado.” O presidente reconheceu que, ao lidar com novas propriedades intelectuais, é difícil prever os resultados até que o produto seja realmente lançado.
Ele mencionou a necessidade de implementar “portões” que envolvem testes com usuários e avaliações internas em etapas mais precoces do desenvolvimento. Além disso, Totoki destacou a importância de superar barreiras organizacionais dentro da Sony para facilitar um processo de desenvolvimento e vendas mais integrado.
Sadahiko Hayakawa, vice-presidente sênior de finanças e relações com investidores da Sony, também comentou que a companhia lançou dois jogos de serviço ao vivo com resultados muito diferentes: enquanto Helldivers 2 se tornou um grande sucesso, Concord foi encerrado. Ele sublinhou a intenção da empresa de compartilhar aprendizados sobre desenvolvimento e administração de títulos, tanto de sucessos quanto de falhas.
Helldivers 2 foi lançado em fevereiro e rapidamente conquistou a aprovação dos jogadores, atingindo um pico de 458.709 jogadores simultâneos no Steam. Em contrapartida, Concord teve apenas 697 jogadores em seu melhor momento, refletindo um contraste significativo em termos de popularidade.
Após o fechamento do jogo, a desenvolvedora Firewalk Studios foi desativada, frustrando esperanças de qualquer revitalização do projeto. Em comentários anteriores, Totoki expressou preocupações sobre a falta de franquias originais que a Sony cultivou ao longo do tempo, indicando uma necessidade de diversificação e fortalecimento de suas ofertas de jogos.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!