Pular para o conteúdo

Riccardo Patrese revela bastidores da F1 em novo livro

Riccardo Patrese revela bastidores da F1 em novo livro
Avalie este artigo

Riccardo Patrese, ex piloto de Fórmula 1, marcou presença no programa Deejay Chiama Italia, onde compartilhou histórias do seu tempo nas corridas e apresentou seu livro “F1 Backstage”. Em uma conversa descontraída, Patrese expressou sua opinião sobre a atualidade do paddock da Fórmula 1, afirmando que “hoje o paddock é mais chato”. Segundo ele, os pilotos passam muito tempo nos motorhomes e as oportunidades para os jornalistas de interagir com eles são escassas.

Patrese começou sua carreira na Fórmula 1 em 1977 com a equipe Shadow, correndo até 1993. Durante essas 17 temporadas, ele fez 256 corridas e conquistou seis vitórias, tornando-se um dos pilotos com mais participações na história da categoria. O piloto também relembrou momentos marcantes, incluindo sua dança com a princesa Grace Kelly após uma vitória no Grande Prêmio de Monaco em 1982.

Um dos episódios trágicos que Patrese rememorou foi o acidente fatal de Ronnie Peterson no GP de Monza em 1978. Na época, ele foi erroneamente acusado de ser o responsável pelo incidente, mas, conforme revelou, as imagens da época não foram claras o suficiente para descartar essa ideia. Ele ressaltou que as gravações era primitivas, o que influenciou a percepção do acidente.

Sobre suas experiências na Fórmula 1, Patrese comentou sobre a evolução das corridas, especialmente em relação aos pit stops. Ele lembrou que, nos primeiros anos da sua carreira, não havia troca de pneus, e os pit stops duravam muito mais tempo devido ao reabastecimento de combustível. “A Fórmula 1 de hoje não permite mais esses reabastecimentos, e os pit stops são rápidos, geralmente durando de 2 a 3 segundos”, disse ele.

Leia Agora  Exploit de invencibilidade em Helldivers 2 é corrigido com humor

Além disso, Patrese fez uma reflexão sobre os pilotos da atualidade e os desafios que eles enfrentam. Ao comparar sua experiência com os avanços tecnológicos, ele observou a importância da eficiência dos freios e da aerodinâmica moderna, que facilitam a condução em comparação com os carros de seus tempos.

Por fim, Patrese também falou sobre um momento que ficou na memória dos fãs: seu quase contrato com a Ferrari, que não se concretizou devido à vitória de Gilles Villeneuve no GP de Montreal. Essa vitória reverteu a situação para o piloto canadense, que continuou na equipe.

Riccardo Patrese continua sendo uma figura influente no mundo do automobilismo e segue compartilhando suas experiências e conhecimentos por meio de seu livro e aparições em programas de rádio.