Pular para o conteúdo

Lenda do basquete: a trajetória de Dikembe Mutombo

Lenda do basquete: a trajetória de Dikembe Mutombo
Avalie este artigo

Dikembe Mutombo, um renomado membro do Hall da Fama da NBA, faleceu na segunda-feira, aos 58 anos, após uma batalha de dois anos contra o câncer cerebral. Sua carreira profissional começou em 1991 com o Denver Nuggets e se estendeu até 2009, quando se aposentou jogando pelo Houston Rockets. Durante seus 18 anos na NBA, Mutombo atuou como pivô e também passou por equipes como Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets e New York Knicks.

O legado de Mutombo na NBA é notável. Ele possui três seleções para o All-NBA e participou de oito jogos das Estrelas. Mutombo é reconhecido por seu impressionante número de 3.289 bloqueios de arremessos, o que o coloca em segundo lugar na lista de todos os tempos, atrás apenas de Hakeem Olajuwon. Além disso, ele ocupa a 20ª posição na classificação de rebotes da liga.

Em outubro de 2022, Mutombo iniciou seu tratamento para um tumor cerebral.

“Dikembe Mutombo foi simplesmente maior do que a vida”, declarou o comissário da NBA, Adam Silver, em uma nota. Ele destacou as contribuições de Mutombo, tanto dentro quanto fora de quadra. “No campo, ele foi um dos maiores bloqueadores de arremessos e defensores da história da NBA. Fora de quadra, ele dedicou seu coração e alma para ajudar os outros. Não havia ninguém mais qualificado do que Dikembe para atuar como o primeiro Embaixador Global da NBA”, acrescentou Silver. Ele também elogiou o compromisso de Mutombo em fazer um impacto positivo nas comunidades, especialmente na República Democrática do Congo e no continente africano.

“Dikembe tinha um espírito indomável, que continua a inspirar aqueles que ele ajudou ao longo de sua vida extraordinária”, completou Silver. Ele também expressou suas condolências à esposa de Mutombo, Rose, e seus filhos, além de congratular a comunidade global de basquete que sempre o apoiou.

Marcações: