Francis Ford Coppola finalmente estreia seu tão aguardado projeto, “Megalopolis”, um filme que vem sendo desenvolvido por mais de cinco décadas. A produção, que apresenta Adam Driver no papel de Cesar, um arquiteto idealista, trata da luta entre ele e o prefeito Franklyn Cicero, interpretado por Giancarlo Esposito, para reconstruir a cidade de Nova Roma. A ideia de “Megalopolis” surgiu em 1977, durante as filmagens de “Apocalypse Now”, inspirando-se na Roma Republicana, mais especificamente na Conspiração de Catilina. Coppola tinha a ambição de criar um “épico romano ambientado na Nova Iorque contemporânea”, mas sua jornada foi repleta de obstáculos, incluindo ataques terroristas e pandemias, que quase o fizeram desistir do projeto.
Em 2001, a produção foi interrompida devido aos ataques de 11 de setembro. Coppola revelou que o impacto emocional desses eventos dificultou a continuidade do filme, pois “como fazer um filme sobre utopia com essa história?”. Após o ataque, o diretor enfrentou um longo período de estagnação, recebendo apoio de vários atores que leram o roteiro, mas a falta de financiamento o fez quase desistir em 2009. Ele teve que se reinventar e buscar alternativas para financiar o projeto.
A partir de 2019, o diretor finalmente decidiu se comprometer de vez com “Megalopolis” e começou a escalar o elenco. Em agosto de 2021, o filme tomou forma, embora não sem complicações. Adam Driver inicialmente recusou o papel principal, mas o diretor conseguiu convencê-lo com novas ideias. A atriz Nathalie Emmanuel também participou de um chamado via Zoom para se preparar para seu papel.
Coppola ainda teve que bancar a produção do filme por conta própria após não conseguir encontrar um estúdio disposto a financiar. Para isso, vendeu suas vinícolas e criou um mini estúdio em um motel, que foi renovado para suportar os altos custos de produção. Com um elenco impressionante, incluindo nomes como Forest Whitaker, Jon Voight, Laurence Fishburne e Aubrey Plaza, “Megalopolis” finalmente chega aos cinemas.
A estreia está marcada para 27 de setembro de 2024, e o filme possui uma duração de 138 minutos. Apesar de já estar disponível nas salas de cinema, “Megalopolis” tem recebido críticas mistas, que questionam se o resultado final está à altura das expectativas criadas ao longo de tantas décadas. O que é inegável, no entanto, é a persistência e a visão de Coppola ao longo deste extenso processo criativo.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!