No contexto das discussões sobre a adequação de idades para assistir filmes de terror, os astros de “A Hora do Pesadelo” (1984), Robert Englund e Heather Langenkamp, compartilharam suas opiniões sobre quando é aceitável que crianças assistam às aventuras do temido Freddy Krueger. Esta conversa veio à tona em uma entrevista recente.
De acordo com Heather Langenkamp, anteriormente ela acreditava que 14 anos era a idade apropriada para assistir ao filme. No entanto, sua perspectiva mudou, e atualmente ela acredita que até crianças de 8 anos podem assistir, observando que “muitos jovens acabaram vendo”. Já Robert Englund acrescenta que, considerando a evolução dos padrões de horror e conteúdo, afirma que “seria seguro aos 12 anos”. Englund destaca que hoje em dia, crianças têm acesso a séries como “Game of Thrones”, que têm conteúdos mais pesados. Para ele, “A Hora do Pesadelo”, que em sua época era controverso, parece mais leve em comparação com as produções atuais.
Englund também menciona que algumas crianças podem ver esses filmes sem que seus pais estejam cientes. Ele acredita que esses filmes podem servir para ensinar sobre “perigo de estranhos”. Segundo ele, “as crianças assistem como se fosse um conto de fadas sombrio, quase como os Irmãos Grimm, e não como algo que poderia fazer parte da sociedade”.
Vale lembrar que “A Hora do Pesadelo” passou recentemente por uma mudança de classificação no Reino Unido, saindo de 18 para 15 anos, uma decisão que repercutiu bastante. Isso ocorreu porque a British Board of Film Classification (BBFC) considerou que a violência fantasiosa do filme era menos impactante se comparada à de muitos filmes de terror contemporâneos.
Atualmente, “A Hora do Pesadelo” está disponível para streaming na Apple TV+ e terá um novo lançamento digital em 1º de outubro e em 4K Ultra HD em 15 de outubro.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!