Pular para o conteúdo

Villeneuve encerra sua jornada em Duna, mas promete mais histórias

Villeneuve encerra sua jornada em Duna, mas promete mais histórias
Avalie este artigo

Denis Villeneuve confirmou que “Duna: Parte Três” será seu último filme na franquia, mas deixou a porta aberta para futuras adaptações da obra de Frank Herbert. O cineasta, que já entregou duas partes da adaptação da famosa saga, explicou que o terceiro filme será uma transição importante para novos criadores, caso a obra “Duna: Messias” ganhe vida nas telonas.

Villeneuve comentou que dedicou muitos anos ao universo de Duna e sente que é hora de seguir em frente após a produção de três filmes. Contudo, ele planeja usar “Duna: Parte Três” para plantar as sementes que podem permitir a continuidade da franquia com outros diretores. Ele afirmou: “Se Duna: Messias acontecer, será muito tempo para mim em Arrakis, e eu adoraria fazer algo diferente. Penso que seria uma boa ideia garantir que exista algo no projeto, se alguém quiser dar continuidade depois, porque são livros muito belos. Eles se tornam cada vez mais difíceis de adaptar.”

Com a confirmação de que “Duna: Messias” encerrará sua contribuição à saga, surge a preocupação sobre como a franquia se desenvolverá sem o seu envolvimento criativo. Porém, essa escolha faz sentido do ponto de vista narrativo, uma vez que “Messias” conclui a jornada de Paul Atreides, interpretado por Timothée Chalamet. Os livros subsequentes da série se concentram em sua linhagem e nos feitos de seus descendentes.

Além disso, a franquia já está se expandindo com a série prequela “Duna: Profecia”. Essa produção, prevista para ser lançada em 2024, se passará 10.000 anos antes dos eventos do primeiro filme, explorando a origem de grupos como as Bene Gesserit e o surgimento das famílias dominadoras do universo. Apesar de Villeneuve ser um dos produtores da série, ele não atuará como showrunner, função que ficará a cargo de Alison Schapker.

Leia Agora  Michael Keaton está de volta em 'Beetlejuice 2'!

Com seus dois filmes já lançados, Villeneuve conseguiu trazer uma das séries de ficção científica mais influentes para as telonas. Se “Duna: Messias” continuar o sucesso das produções anteriores, o diretor terá motivos para se sentir realizado ao deixar um legado que pode ser explorado por outros cineastas no futuro.

Marcações: