A fusão entre a Disney e a Reliance Industries na Índia recebeu a aprovação da Comissão de Concorrência da Índia (CCI). A decisão foi anunciada em uma postagem nas redes sociais do órgão, que destacou que a fusão está liberada, “sujeita ao cumprimento de modificações voluntárias”.
Ainda não foram divulgadas quais seriam essas modificações, mas há especulações sobre preocupações relacionadas aos direitos de transmissão de críquete, um mercado extremamente lucrativo. A Disney possui os direitos de transmissão linear da Indian Premier League (IPL), enquanto a JioCinema, pertencente à Reliance, detém os direitos de streaming.
Os rumores sobre esta fusão começaram a circular no ano passado, e um acordo foi formalizado no final de fevereiro deste ano. A transação avalia a joint venture em aproximadamente ₹70.352 crore (cerca de US$ 8,5 bilhões), excluindo sinergias. Neste arranjo, a Disney terá cerca de 37% da nova empresa, que irá fundir os negócios da Reliance Industries, da Viacom18 Media e da Star India. Como parte do acordo, as operações de mídia da Viacom18 serão integradas à Star India Private.
Esse grande conglomerado estará melhor posicionado para concorrer com plataformas de streaming globais como Netflix e Prime Video. Anteriormente, tentativas de fusões semelhantes entre a Sony e a ZEE Entertainment não tiveram sucesso.
A fusão entre Disney e Reliance está prevista para ser concluída em outubro.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!