O filme “Glengarry Glen Ross”, dirigido por James Foley, foi lançado em 1992 e é baseado na peça teatral de mesmo nome escrita por David Mamet. O filme conta a história de quatro agentes imobiliários que estão passando por dificuldades na venda de propriedades.
Uma das cenas mais memoráveis do filme é o discurso “Always Be Closing” (Sempre esteja fechando), proferido pelo personagem Blake, interpretado por Alec Baldwin. Nesse discurso, Blake dá uma lição de vendas aos outros agentes, enfatizando a importância de ser agressivo e implacável na busca de resultados.
O discurso começa com Blake perguntando: “Vocês sabem o que é ganhar neste ramo?”. Ele então prossegue afirmando que o único objetivo é fechar negócios e que tudo mais é irrelevante. Blake usa palavras duras para motivar e pressionar os agentes a melhorarem seu desempenho.
Blake também apresenta o quadro de vendas “Aristóteles”. Esse quadro classifica os vendedores como “A”, “B”, “C” ou “D” com base em seu desempenho. Os vendedores do tipo “A” são considerados os melhores e recebem recompensas, enquanto os do tipo “D” são dispensáveis e correm o risco de serem demitidos.
O discurso de Blake ostenta uma mensagem de competitividade e agressão, enfatizando que o sucesso está em fechar negócios a qualquer custo. Embora seja uma visão extremamente implacável e desumana das vendas, a cena captura a pressão e a tensão que os personagens enfrentam diariamente nesse ambiente de alta pressão.
O filme “Glengarry Glen Ross” recebeu críticas positivas pela atuação brilhante de seu elenco, que inclui Al Pacino, Jack Lemmon, Kevin Spacey e Ed Harris. A performance de Alec Baldwin também foi elogiada, com o discurso “Always Be Closing” se tornando uma cena icônica do cinema.
Após seu lançamento, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante (para Al Pacino) e Melhor Roteiro Adaptado (para David Mamet). “Glengarry Glen Ross” continua sendo um filme impactante sobre ética profissional e as pressões do mundo dos negócios.
Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!