O relatório do Luminate Diversity Progress Report revelou progressos significativos na diversidade em filmes e programas de TV. O estudo analisou a representação de pessoas de diferentes origens étnicas e raciais, gêneros e orientações sexuais na indústria do entretenimento.
De acordo com o relatório, a diversidade em Hollywood está aumentando gradualmente. Em 2023, mais de 40% dos protagonistas em filmes foram representados por pessoas de origens étnicas diversas, um aumento de 8% em relação a 2021. Além disso, mais de 50% dos personagens secundários também eram de origens étnicas diversas.
O estudo também destacou o aumento na diversidade de gênero. Mais de 30% dos protagonistas de filmes eram mulheres em 2023, um aumento de 5% em relação a 2021. Além disso, mais de 40% dos personagens secundários também eram mulheres.
Em termos de orientação sexual, o relatório mostrou um aumento na representação de personagens LGBTQ+. Em 2023, mais de 10% dos protagonistas eram LGBTQ+, um aumento de 3% em relação a 2021. Além disso, mais de 15% dos personagens secundários também eram LGBTQ+.
Além dos dados de representação, o relatório também analisou a diversidade por trás das câmeras. Em 2023, mais de 30% dos diretores de filmes eram mulheres, um aumento de 6% em relação a 2021. Além disso, mais de 20% dos diretores também eram pessoas de origens étnicas diversas.
Embora esteja claro que a indústria do entretenimento está fazendo progressos na diversidade, o relatório destacou a necessidade contínua de mais inclusão e representação autêntica. Os pesquisadores do Luminate Diversity Progress Report enfatizaram a importância de histórias diversas e autênticas que reflitam a realidade e promovam a igualdade.
O relatório também destacou alguns filmes e programas de TV que se destacaram na representação da diversidade. Alguns dos destaques incluem:
– “In the Heights”, dirigido por Jon M. Chu e lançado em 2021, que celebra a cultura latina e a diversidade de Nova York.
– “Pose”, uma série de TV que retrata a cena ballroom e a vida de pessoas transgênero e LGBTQ+ nos anos 80 e 90.
– “Minari”, dirigido por Lee Isaac Chung e lançado em 2020, que conta a história de uma família de imigrantes coreanos nos Estados Unidos.
No geral, o relatório do Luminate Diversity Progress Report destaca a importância da diversidade na indústria do entretenimento e reconhece os avanços significativos que estão sendo feitos para promover a inclusão e a representação autêntica de diferentes grupos. No entanto, ainda há muito a ser feito para garantir que todas as vozes sejam ouvidas e que todas as experiências sejam representadas de maneira justa e precisa.

Filmes, séries, músicas, bandas, clipes, trailers, críticas, artigos, uma odisseia. Quer divulgar o seu trabalho? Mande seu release pra gente!